Pan de Lima 2019 marca a temporada do Pentatlo Moderno

O ano do Pentatlo Moderno ainda terá o evento-teste da modalidade para Tóquio 2020. As provas no Pan de Lima serão no final de julho.

O ano pré-olímpico de 2019 do Pentatlo Moderno será intenso. Ao longo da temporada, vão acontecer competições pelos cinco continentes, envolvendo os principais nomes da modalidade olímpica que reúne natação, esgrima, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida). O destaque para os nossos competidores serão os Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

O torneio continental vai acontecer de 26 de julho a 11 de agosto e as provas do Pentatlo Moderno serão realizadas de 27 a 30 de julho. A competição terá disputas individuais e o revezamento misto. Além das medalhas e o título dos Jogos, Lima 2019 também vai distribuir 10 vagas (cinco em cada gênero) para Tóquio 2020.

Já de olho nos Jogos do Japão, a temporada de 2019 do Pentatlo Moderno fará com que os pentatletas já sintam um gostinho das Olimpíadas do ano que vem. É que a Final da Copa do Mundo deste ano será realizada na capital japonesa e valerá como o evento-teste da modalidade para a competição. O torneio vai acontecer de 27 a 30 de junho.

A Final da Copa do Mundo também distribuirá vagas para Tóquio 2020. Serão duas, uma para cada campeão individual.

Cinco continentes

Mas antes da grande final, o circuito da Copa do Mundo vai dar seu pontapé inicial no Egito para a primeira etapa de 27 de fevereiro a 3 de março. Depois, segue para a Bulgária, onde realizará a segunda qualificação, de 10 a 14 de abril. A terceira etapa acontecerá de 2 a 6 de maio, na Hungria, e a quarta de 21 a 26 de maio, na República Tcheca.

Ao contrário da Copa do Mundo, os tradicionais mundiais de Pentatlo Moderno estarão centralizados na Europa nesta temporada. O primeiro deles será o Júnior, que acontecerá de 7 a 14 de julho, na Polônia.

Depois, vem uma novidade no calendário de mundiais da modalidade: o Mundial Jovem A a partir de agora também terá disputas para a categoria Jovem B. A estreia do evento duplo vai acontecer na Bulgária, de 18 a 26 de julho.

Os outros mundiais do ano serão o Sênior, que acontecerá junto com o Laser-Run, e o Militar – os primeiros de 2 a 9 de setembro, na Hungria; e o segundo de 18 a 27 de outubro, na China. A temporada ainda terá os mundiais de Biatlo e Triatlo, que acontecerá simultaneamente de 23 a 27 de outubro, em São Petersburgo, nos Estados Unidos.

Dentre os mundiais, o Sênior também valerá vagas para Tóquio 2020. Serão seis pentatletas classificados ao todo (três em cada gênero).

Estreia da Copa Rio

No calendário nacional, o destaque do ano é a Copa Rio de Pentatlo Moderno, que será a primeira competição nacional da temporada para nossos pentatletas. O torneio vai acontecer em fevereiro.

O Estado do Rio ganhou outra competição nacional com o Rio Open de Pentatlo, que acontecerá nos dias 14 e 15 de junho, na capital fluminense. A cidade ainda sediará o Campeonato Brasileiro, previsto para ser realizado nos dias 25 e 26 de outubro.

Já o tradicional Open de Santos, que chega a sua quarta edição neste ano, vai encerrar o calendário de competições da temporada. Neste ano, o torneio paulista será realizado no dia 14 de dezembro.

Confira as competições da temporada de 2019 do Pentatlo Moderno

COPA DO MUNDO
1ª etapa: 27 de fevereiro a 3 de março, Cairo (Egito)
2ª etapa: 10 a 14 de abril, Sofia (Bulgária)
3ª etapa: 2 a 6 de maio, Kecsemét (Hungria)
4ª etapa: 21 a 26 de maio, Kladno (República Tcheca)
Final: 27 a 30 de junho, Tóquio (Japão)

MUNDIAIS
Júnior: 7 a 14 de julho, Drzonkow (Polônia)
Jovem A e B: 18 a 26 de julho, Sofia (Bulgária)
Sênior e Laser-Run: 2 a 9 de setembro, Budapeste (Hungria)
Militar: 18 a 27 de outubro, Wuhan (China)
Biatlo e Triatlo: 23 a 27 de outubro, São Petersburgo (EUA)

OUTRAS
Húngaro Internacional Indoor: 28 a 31 de janeiro, Budapeste (Hungria)
Ranking Polonês #1: 2 a 4 de fevereiro, Drzonkóv (Polônia)
Jogos Pan-Americanos Lima 2019: 27 a 30 de julho (Peru)
Sul-Americano Júnior e Sênior: 7 a 9 de outubro, Buenos Aires (Argentina)
Pan-Americano Jovem e Júnior: 15 a 17 de novembro, Cidade da Guatemala (Guatemala)
Sul-Americano Jovem: 28 de novembro a 1º de dezembro, Montevidéu (Uruguai)

NACIONAIS
Copa Rio: fevereiro
Rio Open: 14 e 15 de junho, Rio de Janeiro/RJ
Brasileiro: 25 e 26 de outubro, Rio de Janeiro/RJ
Open de Santos: 14 de dezembro, Santos/SP

Fernanda Silva

Mais em​ Pentatlo Moderno

Única representante do país no pentatlo moderno dos Jogos de Paris teve a primeira experiência em competição oficial com a prova que, a partir do ciclo de Los Angeles, substitui o hipismo
Liderando desde a esgrima, Alice também foi a melhor nos obstáculos. Já João Vitor precisou de um bom desempenho na Laser Run para vencer
A Copa Rio de Pentatlo Moderno acontece de sexta a domingo e reúne mais de cem competidores na Universidade Castelo Branco, em Realengo
Maior nome atualmente do pentatlo moderno brasileiro precisou usar verba de torneios do ano que vem para poder treinar modalidade que entrou no programa olímpico depois de Paris