Jogos Paralímpicos - Vôlei sentado masculino - Disputa do 5.º lugar
N/A
O sétimo dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 acontece nesta quarta-feira, dia 4 de setembro. O Brasil estará presente em 13 modalidades, com chances de medalha no atletismo, natação, tênis em cadeira de rodas, halterofilismo e tiro esportivo.
A nadadora pernambucana Carol Santiago volta à piscina da Arena La Défense, nesta quarta-feira, 4, em busca de sua sexta medalha de ouro em Jogos Paralímpicos. Com as duas conquistas que já obteve em Paris, Carol alcançou cinco medalhas douradas, ultrapassou a velocista mineira Ádria Santos, que tem quatro vitórias no atletismo, e se tornou a mulher brasileira com mais ouros na história dos Jogos Paralímpicos.
Carol vai disputar nesta quarta os 100m livre da categoria S12 (deficiência visual), prova em que ganhou ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. No Japão, ela também obteve a medalha dourada nos 50m livre e nos 100m peito, além de uma prata no revezamento 4x100m livre misto 49 pontos e um bronze nos 100m costas.
Em Paris, ela conquistou ouro nos 100m costas S12 e nos 50m livre S13, totalizando suas cinco medalhas douradas. Carol ainda nadará em Paris nos 100m peito SB12, na quinta-feira, 5, e por equipe, no revezamento 4x100m livre misto – 49 pontos, também nesta quarta-feira.
O Brasil disputará um total de oito provas (categorias). Os destaques do dia e que brigam por medalha além de Carol Santiago são: Gabriel Bandeira (200m medley SM14); Mariana Gesteira (100m livre S9); e o Revezamento 4×100 livre misto – 49 pontos.
Atletismo em peso
O dia será com agenda cheia no atletismo e com o Brasil disputando medalhas em várias provas. Serão ao menos quatro finais, além de outras sete modalidades que contarão com brasileiros nas disputas classificatórias. Entre as decisões garantidas estão: Eduardo Pereira (lançamento de dardo F34); Bartolomeu Chaves (400m T37); Suzana Nahirnei (arremesso de peso F46) e Giovanna Boscolo e Wanna Brito (arremesso de peso F32)
Vale medalha! A partir das 7h da manhã (horário de Brasília), Leandro Pena e Ymanitu Silva enfrentam os sul-africanos Donald Ramphadi e Lucas Sithole no quad duplas de tênis em cadeiras de rodas. A partida vale o bronze da categoria.
Entre as 13 modalidades que o Brasil competirá nesta quarta-feira, duas serão estreantes em Paris-2024. O ciclismo de estrada e o halterofilismo contam presença de brasileiros e podem garantir pódios para o país. Em especial, Lara Lima no halterofilismo até 41kg.
No goalball, a Seleção Brasileira masculina enfrenta a Ucrânia, às 8h30 (de Brasília), na semifinal. O Brasil é o atual campeão paralímpico entre os homens. Já a Seleção feminina encara a Turquia na semifinal, a partir das 14h45 (de Brasília).
Por fim, destaque para Alexandre Galgani no tiro esportivo. O brasileiro já conquistou uma inédita medalha de prata na capital francesa e tentará obter mais um grande resultado por lá. Desta vez, ele compete no R9 carabina deitado 50m SH2. As eliminatórias começam às 7h, enquanto a final acontece às 10h.
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro