Phelipe Rodrigues e Gabrielzinho são destaques da classificatória

Além dos já ditos, Roberto Alcalde, Laila Suzigan, Lídia Vieira Cruz e Patrícia dos Santos também avançaram em suas provas

Mais uma manhã com chuva de classificações para os brasileiros. Desta vez, Phelipe Rodrigues, Gabriel Araújo, Roberto Alcalde, Laila Suzigan, Lídia Vieira Cruz e Patrícia dos Santos foram os classificados para suas finais na manhã deste domingo (1). Destaque para Phelipe Rodrigues, que foi o brasileiro melhor colocado, ficando em 3º, e Gabriel Araújo, que quebrou um recorde mundial. Esthefany Rodrigues e Wendell Belarmino acabaram não avançando.

100 M LIVRE S10 – MASCULINO

Na primeira prova do Brasil no dia, Phelipe Rodrigues fez o percurso em 53s29, ficou em 1º na sua bateria e, no ranking geral, passou em 3º e disputará a final. Em 2021, o pernambucano avançou em 5º e na final, por uma posição, acabou ficando fora do pódio. Comparado com a classificatória de Tóquio, Phelipe melhorou seu tempo, pois tinha feito 53s44.

E ainda teve recorde batido na prova. O italiano Simone Barlaam, único nadador da categoria S9 disputando, quebrou o recorde paralímpico da sua classe, com um tempo de 53s89. O europeu já detinha o recorde mundial, de 52s23, imposto em 2022.

Rowan Crothers (Austrália), Thomas Gallagher (Austrália), Stefano Raimondi (Itália), Ihor Nimchenko (Ucrânia), Simone Barlaam (Itália), Alan Ogorzalek (Polônia) e Alex Saffy (Austrália) disputarão a final com Phelipe Rodrigues ainda hoje, às 12h44.

150 M MEDLEY SM3 – MASCULINO

Já está virando rotina: toda matéria da natação pela manhã vai ter Gabriel Araújo dando show. Hoje não foi diferente, o mineiro passou em 4º na sua prova após terminá-la no tempo de 3m15s06. Além disso, o brasileiro também quebrou o recorde mundial de nadadores da categoria SM2.

Grant Patterson (Austrália), Josia Tim Topf (Alemanha), Umut Unlu (Turquia), Arnulfo Castorena (México), Marcos Zarate (México), Daniel Ferrer (Espanha) e Emmanuele Marigliano (Itália) disputarão a final da categoria ainda hoje, às 14h20.

150 M MEDLEY SM4 – FEMININO

Já na primeira categoria feminina do dia, Lídia Vieira Cruz e Patrícia dos Santos conseguiram a classificação, na 4ª e 6ª colocação, respectivamente. As brasileiras estiveram na mesma bateria, Lídia fez um tempo de 2m58s70, enquanto Patrícia fechou a prova em 3m06s70.

Além da dupla ‘brazuca’, Nataliia Butkova (Rússia), Tanja Scholz (Alemanha), Gina Boettcher (Alemanha), Qiuping Peng (China), Maryna Verbova (Ucrânia) e Nely Edith Miranda (México) estarão na final que será às 14h10 do dia de hoje.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

100 M PEITO SB5 – MASCULINO

Na última colocação possível, Roberto Alcalde avançou para a final da prova. O brasileiro terminou em 8º com um tempo de 1m38s96, se saindo melhor apenas que o mexicano Pedro Rangel.

Antoni Ponce (Espanha), Danylo Semenykhin (Ucrânia), Leo McCrea (Suíça), Hai Do (Vietnã), Dat Le (Vietnã), Andrii Drapkin (Ucrânia) e German Arevalo (Argentina) farão a junto com Roberto Alcalde, hoje, às 14h47.

100 M PEITO SB5 – FEMININO

Na última prova com brasileiros pela manhã, Laila Suzigan conseguiu avançar para a final, passando na 5ª colocação com um tempo de 1m53s12. Por outro lado, Esthefany Rodrigues não conseguiu a classificação como sua compatriota e amargou a 9º e última colocação, com um tempo de 2m06s41.

Às 14h55 de hoje, Laila competirá contra Grace Harvey (Grã-Bretanha), Li Zhang (China), Anna Hontar (Ucrânia), Arianna Talamona (Itália), Verena Schott (Alemanha), Thelma Bjornsdottir (Islândia) e Maori Yui (Japão) pelo pódio da categoria.

100 M COSTAS S11 – MASCULINO

Na categoria para nadadores com deficiência visual quase total, o Brasil foi representado por Wendell Belarmino, que não foi bem. O brasileiro fez um tempo de 1m14s09 e ficou na 10ª e última colocação. Com o resultado, o nadador é o segundo reserva caso um ou mais atletas não possam disputar a final.

David Kratochvil (República Tcheca), Danylo Chufarov (Ucrânia), Rogier Dorsman (Holanda), Mykhailo Serbin (Ucrânia), Marco Meneses (Portugal), Mar Gunnarsson (Islândia), Bozun Yang (China) e Bowen Zhang (China) farão parte da final, que será hoje, às 13h31.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Felipe Ramos
Carioca da gema com 20 anos nas costas. Sou apaixonado por esportes (sem nenhuma surpresa, já que a escolha do meu nome foi em homenagem a um jogador) e estou graduando jornalismo na UNISUAM.

Mais em​ Paris 2024Paralimpíada Todo DiaNatação

Brandonn Almeida foi o destaque do dia no Brasileiro de Inverno, enquanto o Minas segue dois ouros a frente do Pinheiros
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro