Virada espetacular coloca Silvana Fernandes na semi do taekwondo

Depois de ficar atrás durante toda a luta, brasileira assume o comando do placar a sete segundos do fim e vai disputar um lugar na grande final em Paris-2024

Paris – Estreia com muita emoção! A atual campeã mundial Silvana Fernandes conseguiu uma virada espetacular em sua estreia nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Competindo contra a nepalesa Palesha Goverdhan na categoria até 57kg do taekwondo, ela ficou atrás do placar durante toda a luta, mas conseguiu dois golpes seguidos e passou a frente nos sete segundos finais. Com o triunfo por 10 a 8, se garantiu na semifinal do torneio.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Atual número um do mundo, Silvana Fernandes ficou de bye na primeira rodada e estreou somente nas quartas de final. Sua adversária já havia passado pela venezuelana Valeria Morales, por 31 a 0, nas oitavas de final e estava “quente” na competição. A brasileira era a grande favorita para o combate, mas isso ficou de lado durante o combate, que foi recheado de emoções.

Como foi a luta

Goverdhan tomou as rédeas do placar logo no começo. Ela acertou dois chutes no tronco e abriu 4 a 0 na primeira metade da luta. Silvana só marcou seu primeiro ponto após uma punição dada à nepalesa na metade do combate. Por mais de um minuto, o placar permaneceu 5 a 1 para Goverdhan. A brasileira chegou a encostar em 5 a 3, a nepalesa abriu e o placar ficou em 8 a 6 a um minuto do fim.

Um clima de tensão pairou sobre o Grand Palais na iminência possibilidade de queda da principal favorita da competição. No entanto, Silvana mostrou porque foi o principal nome do taekwondo no ciclo e tirou duas pontuações da cartola. Ela conseguiu um chute no colete a 20 segundos do fim e empatou o duelo em 8 a 8. Logo em seguida, a sete segundos do fim, aproveitou-se do bom momento e foi ao ataque, anotando mais uma pontuação para virar o placar e vencer por 10 a 8.

Em busca da segunda medalha paralímpica

Com o triunfo, Silvana está na semifinal da categoria até 57kg em Paris-2024. Ela está a uma nova vitória de ser medalhista paralímpica pela segunda vez. Sua próxima adversária será a chinesa Li Yujie ou a francesa Sophie Caverzan. A luta pela semifinal acontecerá ainda nesta sexta-feira, às 13h37 (horário de Brasília). Silvana conquistou o bronze em Tóquio-2020, quando o taekwondo fez sua estreia no programa paralímpico.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Paris 2024Paralimpíada Todo DiaTaekwondo

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)