O segundo dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 acontece nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, e marca a estreia do atletismo. Serão 22 atletas brasileiros competindo na modalidade mais premiada do evento, oito deles em finais diretas e outros seis que podem medalhar no dia.
Entre as finais do dia, destaque para Petrúcio Ferreira. Ele vai em busca do tricampeonato paralímpico nos 100m T47, disputando a semifinal pela manhã e a decisão às 14h29. O paraibano compete junto com Lucas Pereira e Washington Júnior. Outro que também pode conquistar o ouro nos 100m, mas na classe T37, é Ricardo Mendonça. A semifinal também é pela manhã, com final programada para 14h20. Além dele, competem Christian Costa e Edson Pinheiro na prova.
Outros nomes destacáveis na agenda do dia no atletismo são Yeltsin Jacques e Júlio César Agripino, que disputam os 5.000m T11. Em sua primeira Paralimpíada, Wanna Brito tem a chance de já sagrar-se campeã. Ela disputa o lançamento de club F32 nesta sexta, juntamente com Giovanna Boscolo.
Natação com sete chances
Dona das três medalhas brasileiras nos Jogos Paralímpicos até aqui, a natação contará com mais sete chances de medalha nesta sexta-feira. Patrícia Santos e Esthefany Rodrigues (100m livre S5), Alan Basílio (100m livre S4), Talisson Glock (100m medley SM6), Ruan Felipe e Lucas Mozela (100m peito S9) e o revezamento 4x50m livre 20 pontos disputam as eliminatórias a partir das 04h39 e podem lutar por pódios a partir das 12h37.
Mais possibilidades de medalha
O Brasil também tem chances de medalha no ciclismo de pista, com Lauro Chaman, na prova do contrarrelógio 1000m (pista), da classe C5; e no taekwondo, com Silvana Fernandes (até 57kg), Nathan Torquato (até 63kg), e Ana Carolina Moura (até 65kg). Nas duas modalidades, os brasileiros entram em fases classificatórias e podem disputar as finais ainda nesta sexta-feira.
Também haverá brasileiros em partidas decisivas das fases classificatórias na bocha, no badminton e no tênis de mesa. Remo e tiro esportivo farão suas estreias com a presença de brasileiros nas classificatórias, assim como o tênis em cadeira de rodas, que se inicia no mata-mata. Jane Karla e Reinaldo Charão iniciarão suas trajetórias no mata-mata do tiro com arco.
A agenda do dia ainda traz a estreia da seleção brasileira de vôlei sentado masculino na Paralimpíada de Paris-2024. Em busca de uma medalha inédita na competição, a equipe enfrentará a Alemanha às 13h. Ainda nas modalidades coletivas, o Brasil jogará em dose dupla no goalball. No masculino, duelará contra os Estados Unidos às 04h. No feminino, jogo contra Israel às 05h30.
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro