Pessoa e Barcha avançam à final no hipismo saltos

Os cavaleiros brasileiros zeraram suas apresentações, finalizam a classificatória da prova individual no top-20 geral e se classificaram à decisão dos Jogos Olímpicos

Com apresentações perfeitas, Rodrigo Pessoa e Stephan Barcha avançaram à final da prova individual de hipismo saltos nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Eles e outros 28 cavaleiros retornam para a decisão já nesta terça-feira (6), às 5h (horário de Brasília). Outro brasileiro na disputa, Yuri Mansur teve um refugo na sua apresentação e acabou eliminado.

+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP 

Na prova com 14 obstáculos a 1,65m, os 74 conjuntos que se apresentaram tinham 79 segundos de limite de tempo. A competição ocorreu nos jardins do Palácio de Versalhes e contou com três cavaleiros brasileiros. Assim, Rodrigo Pessoa, em seu oitavo Jogos Olímpicos, foi o 22º a se apresentar, montando Major Tom, único conjunto com cavalo. Além disso, Yuri Mansur, com a égua Miss Blue, foi o 45º e Stephan Barcha, com a Primavera, foi o 73º e penúltimo concorrente.

Primeiramente, Rodrigo Pessoa fez valer a sua experiência de campeão olímpico em Atenas-2004. Completou o percurso sem faltas e dentro do tempo limite, 77s03. Até o momento de sua apresentação, era um dos oito conjuntos que zeraram o percurso e tinha o sétimo melhor tempo. Em seguida, Yuri Mansur não teve o mesmo desempenho.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Sua égua, Miss Blue refugou no 12º obstáculo. Yuri se encaminhava para zerar, mas fechou o percurso com 19 pontos de penalidade e um tempo de 93s37. 40ª colocação até aquele momento e a certeza que estava fora da final. Por fim, veio Stephan Barcha para fechar as apresentações brasileiras na segunda-feira (05). Campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, ele realizou uma prova perfeita, finalizando na 13ª posição geral com tempo de 76s03. Rodrigo fechou com o 17º posto.

Stephan Barcha celebrando sua apresentação na classificatória do hipismo saltos nos Jogos de Paris-2024 (Luiza Moraes/COB)
Juvenal Dias
Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em​ Paris 2024Hipismo

Montado em Dinozo Un Prince, o cavaleiro terminou com o quarto lugar da disputa a 1.45m na cidade italiana de Montefalco
Montando em Chevaux Império Egípicio, o cavaleiro brasileiro ficou com o 7º lugar em prova CSI4* na cidade de Montefalco
O brasileiro esteve presente em duas disputas no país asiático
Montando Scala du Piedroux Z, Marlon Zanotelli ficou muito próximo do pódio ao conquistar a sexta colocação na prova de 1,55m no CSI5