Valdileia Martins vai à final do salto em altura com recorde

Valdileia Martins atinge 1,92m, iguala recorde brasileiro e avança à final do salto em altura feminino em Paris-2024

Valdileia Martins está na final do salto em altura feminino em Paris-2024! A brasileira fez a sua estreia olímpica nesta sexta-feira, no Stade de France, pela disputa da etapa classificatória. Por lá, ela fez a melhor marca na carreira, igualou o recorde brasileiro e avançou à final da modalidade.

+ Siga nosso canal do WhatsApp

Histórico!

Estreante em Jogos Olímpicos aos 34 anos de idade, Valdileia Martins tinha uma difícil missão para se classificar à final do salto em altura feminino em Paris-2024. Isso porque, a melhor marca da carreira da brasileira até então (1,90m), não deveria ser suficiente para ela avançar para a decisão.

A prova começou com a primeira barra em 1,83m, altura tranquila para Valdileia passar na primeira tentativa. Em seguida, o sarrafo subiu para 1,88m e a brasileira precisou de dois saltos para passar por cima. Já a terceira barra (1,92m) representava o grande desafio para Martins: quebrar o prório recorde e igualar a melhor marca da história do Brasil. Não foi na primeira tentativa. Mas Valdileia manteve a cabeça erguida e veio com tudo para o segundo salto, passou a barra e explodiu de felicidade!

Aos gritos, Valdileia comemorou muito pois sabia que aquela marca lhe deixava perto da sua primeira final olímpica. De fato, o 1,92m foi suficiente para garantir a decisão. Porém, havia mais um significado especial: Valdileia igualou o recorde brasileiro de Orlane Santos. Recorde este, que permanecia isolado desde 1989.

A disputa continuou e as atletas tinham o desafio de passar dos 1,95m. Valdileia Martins fez duas tentativas sem sucesso e desistiu da terceria por conta de uma lesão que sofreu na segunda tentativa. A brasileira caiu de mau jeito e machucou o tornozelo esquerdo. Saiu mancando e emocionada do Stade de France, mas sabe que fez história!

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Fabrizio Giachero
Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em​ Paris 2024Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa