ISA exclui juiz australiano criticado por Pedro Scooby

Benjamin Lowe tirou foto ao lado de Ethan Ewing, atleta australiano e possível adversário de Medina ou Chumbinho na semifinal

A ISA (sigla em inglês para a Federação Internacional de Surfe) anunciou a exclusão do juiz australiano Benjamin Lowe corpo de arbitragem dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 nesta quinta-feira (1º). No início da semana, Lowe recebeu críticas do surfista de ondas gigantes e ex-bbb Pedro Scooby ao tirar uma foto ao lado de Ethan Ewing, atleta australiano que pode enfrentar Gabriel Medina ou João Chianca em uma provável semifinal.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Além disso, a Confederação Brasileira de Surfe (CBSurf) também já havia feito uma carta enviada à ISA em abril demonstrando preocupação com Benjamin Lowe. No documento, o juiz teve seu nome citado sobre as notas baixas para surfistas brasileiros na WSL, nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e de Paris-2024.

“A ISA está ciente de uma foto que está circulando nas redes sociais, na qual um dos juízes de surfe olímpico da Austrália é visto interagindo socialmente com um atleta australiano e o chefe da equipe. É inadequado que um juiz interaja dessa maneira com um atleta e sua equipe. Para proteger a integridade e a justiça da competição em andamento, e de acordo com o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do COI, o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de julgamento pelo restante da competição”, diz o comunicado.

https://twitter.com/otd_oficial/status/1819082529749848123

Atuando como repórter nas transmissões da CazéTV, Pedro Scooby usou suas redes sociais para denunciar a foto do Juiz com Ethan Ewing. Scooby questionou a parcialidade de Lowe ressaltando que ele deu notas mais baixas para Gabriel Medina nos Jogos Olímpicos de Tóquio, enquanto mais altas para os seus adversários.  

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Paris 2024Surfe

No primeiro dia do circuito nacional de surfe, Marcos Correa somou 14.67 pontos (8.67 + 6.00) e liderou a abertura com o maior somatório
Na Gold Coast, Alejo alcançou as semifinais de uma etapa do CT pela primeira vez na carreira
Confira a cada bateria a classificação em tempo real da temporada 2025 da WSL, a Liga Mundial de surfe, que conta com 12 brasileiros
Bicampeão mundial reencontra caminho das vitórias com desempenho avassalador em penúltimo evento da perna australiana