Martine Grael e Kahena Kunze ficam em 8º na Vela 49er FX

Bicampeãs olímpicas, Martine Grael e Kahena Kunze ficam em 5º lugar da regata de medalha e no 8º lugar geral no 49er FX

Encerrada a participação das bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze em Paris-2024. As brasileira participaram, nesta sexta-feira (2), da regata de medalha da Vela 49er FX. Elas completaram a prova em 5º lugar e ficaram na 8º colocação final. O Brasil também entrou em ação nas disputas do windsurf e dinghy.

+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP 

Final protocolar

Atuais bicampeãs olímpicas, Martine Grael e Kahena Kunze não foram para Paris-2024 como as grandes favoritas da categoria. Isso porque elas vieram de um ciclo olímpico bem abaixo e sem pódios nas principais competições. Havia, no entanto, uma expectativa de que elas pudessem dar a volta por cima em Paris-2024 e consolidar a hegemonia no 49er FX.

Espectativa, esta, que não foi consolidada durante os cinco dias de competição. Nas primeiras três regatas elas animaram a torcida brasileira, ficando no 5º lugar geral. Porém, nas seis regatas seguintes elas tiveram resultados bastante abaixo e caíram para a 15ª colocação. Já nas três últimas regatas as bicampeãs reagiram e subiram sete posições para conquistar a classificação à regata de medalha.

Todavia, não havia chances de medalha para as brasileiras na disputa de hoje. Na final, a pontuação obtida durante as doze regatas iniciais é mantida. Ou seja, como Grael e Kunze tinham 102 pontos enquanto as terceiras colocadas tinham 74, não era possível matematicamente ultrapassá-las. A participação das brasileiras, então, era apenas protocolar e valia a busca da melhor colocação possível na modalidade.

Na prova, as brasileiras tiveram um bom desempenho e brigaram sempre entre as primeiras colocadas. O tempo delas foi de 18min42s, suficiente para garantir a 5ª colocação mas 15 segundos atrás das líderes suecas. Com 112 pontos no total, Martine Grael e Kahena Kunze ficaram na 8ª colocação geral. O pódio teve a Holanda com o ouro (74), Suécia com a prata (76) e França com o bronze (79).

Windsurf

Já as competições do Windsurf no IQFoil terminaram para o brasileiro Mateus Isaac ontem (1º). Ele teve os seguintes resultados: desclassificado (25º), 2º, 14º, 8º, 13º, 15º, 16º, 18º, 15º, 8º, 20º, 16º e 5º. Eram previstas mais sete regatas, porém, devido aos sucessivos atrasos as disputas foram canceladas, indo diretamente para a regata de medalha. O brasileiro ocupava a 16ª colocação geral e ficou de fora da disputa.

Dinghy

Na classe ILCA 7 (Laser) da Vela em Paris-2024, Bruno Fontes deu início a sua terceira participação olímpica na carreira ontem (1º). O brasileiro competiu em duas regatas, chegando na 31ª colocação em ambas. Nesta sexta-feira, ele voltou em ação para mais duas regatas, nas quais ficou na 6ª e 30ª colocações. Assim, ele soma 67 pontos e ocupa a 29ª posição geral. Ao todo, são 10 etapas até a regata final, mas apenas o top-10 avança à decisão.

No ILCA 6 (Laser Radial), Gabriella Kidd fez a sua estreia em Jogos Olímpicos. Foram três regatas disputadas entre ontem e hoje, com as seguintes colocações: 15º, 6º e 15º. Assim, já com o descarte, a brasileira soma 21 pontos e ocupa a 10ª posição geral. Lembrando que apenas o top-10 se classifica para a regata final.

Por fim, na classe 470 mista da Vela os brasileiros Henrique Duarte Haddad e Isabel Swan completaram as duas primeiras regatas em 12º lugar. Dessa forma, eles somam 24 pontos e ocupam a 15ª colocação geral.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Fabrizio Giachero
Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em​ Paris 2024Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento