Martine Grael e Kahena Kunze vão à regata de medalha

Bicampeãs olímpicas, Martine Grael e Kahena Kunze retornam ao top-10 e se classificam à corrida final do 49er FX

Foi no sufoco, mas as bicampeãs olímpicas estarão em mais uma final na Vela. Nesta quarta-feira (31), as brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze subiram sete posições e alcançaram o top-10 na categoria 49er FX. Assim, elas se classificaram para a corrida de medalha, que acontece amanhã, às 10h43. No entanto, as brasileiras não têm chances matemáticas de alcançar o pódio.

+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP 

Na final, mas sem chances de medalha

Mesmo com os ouros na Rio-2016 e em Tóquio-2020, Martine Grael e Kahena Kunze não eram as grandes favoritas em Paris-2024. Isso porque elas vêm de um ciclo olímpico bem abaixo e sem pódios nas principais competições. O mau momento pareceu afetar o desempenho das brasileiras nas primeiras nove regatas.

Nelas, Martine Grael e Kahena Kunze acumularam posições negativas e somaram 87 pontos. A pontuação, então, deixava elas na 15ª colocação geral. Para se classificar era preciso ficar entre as dez primeiras equipes. Assim, as brasileiras entraram pressionadas para buscar a classificação nas últimas três regatas da primeira fase.

Felizmente, a maré sorriu para as bicampeãs olímpicas. Na primeira regata do dia ficaram em 4º lugar e na seguinte veio o 9º lugar. Por fim, elas fecharam a última corrida no segundo melhor, sendo a melhor colocação que tiveram durante as doze provas. Os bons resultados somaram mais 15 pontos apenas o que deixou as brasileiras na oitava colocação geral.

Na final, as equipes mantêm as pontuações que obtiveram na primeira fase. Porém, a decisão tem peso dobrado na soma de pontos. No momento, a terceira dupla é da Suécia, com 74 pontos. Assim, os 102 pontos que as brasileiras têm as impede de competir por medalhas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Fabrizio Giachero
Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em​ Paris 2024Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento