Melhor tempo das américas não leva Cachorrão à medalha

Melhor tempo das Américas não leva Guilherme 'Cachorrão" Costa para o sonhado pódio dos Jogos Olímpicos

No primeiro dia de finais da natação nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, o brasileiro Guilherme Costa, conhecido como Cachorrão, terminou na quinta colocação na prova dos 400m livre, com direito a quebra de recorde continental. Na mesma disputa, mas no feminino, Maria Fernanda Costa finalizou no sétimo lugar geral.

+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Na primeira metade da prova, Cachorrão imprimiu um ritmo tranquilo e se manteve na perseguição dos líderes da disputa. Após 200m nadados, ele passou na quinta posição, atrás de dois atletas da Austrália, uma da Alemanha e da Coreia do Sul. A partir da última parcial de 100m, o brasileiro acelerou muito o seu volume de nado, na busca em entrar nas primeiras posições. No entanto, ele estava muito distante dos seus rivais e acabou fechando em quinto lugar. Seu tempo foi de 3min42s76, estabelecendo um novo recorde das Américas.

“Fiz tudo o que eu podia. Acertei 350m e nos últimos 50 faltou, onde foi meu ponto forte. Hoje não aconteceu. Quando vi, tinha certeza que ia levar, que ia fazer igual sempre faço. Não sei o que aconteceu nos últimos 50. Mas tentei tudo o que eu podia e não aconteceu”, falou Cachorrão. O grande campeão dos 400m livre foi o alemão Lukas Märtens, que completou o percurso em 3min41s78. O australiano Elijah Winnington (3min42s21) levou a prata, enquanto o sul-coreano Kim Woo-min (3min42s50) foi bronze.

Mafê é sétima na França

Após a prova do Guilherme Costa, foi a vez de Maria Fernanda Costa cair na água em Paris. Ela iniciou virando na oitava colocação geral na primeira metade, com a parcial de 2min00s27. Depois, Mafê ganhou uma posição na reta final e acabou a sua primeira final olímpica da carreira em sétimo, com o tempo de 4min03s53. Vitória da australiana Ariane Titmus, com 3min57s49, seguida de Summer McIntosh (3min58s37), do Canadá, e Katie Ledecky (4min00s86), dos Estados Unidos.

Uma curiosidade é que Maria Fernanda Costa foi a primeira mulher brasileira a chegar na decisão da prova dos 400m livre em Jogos Olímpicos desde Piedade Coutinho, que alcançou a final na edição de Londres-1948, há 76 anos.

Maria Fernanda Costa antes da final dos 400m livre feminino nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 (Sátiro Sodré/CBDA)

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Paris 2024Natação

Brandonn Almeida foi o destaque do dia no Brasileiro de Inverno, enquanto o Minas segue dois ouros a frente do Pinheiros
Delfina Dini e Juan Manuel Morales Restrepo venceram e quebraram o recorde do campeonato, respectivamente, dos 1500 m e dos 800 m livre
Pela Série Mundial de natação paralímpica, brasileiro levou a medalha de prata nos 50m livre
Além de Guilherme Caribé, Beatriz Bezerra e Gabi Roncatto foram campeãs do Brasileiro de 2025 e confirmaram vaga no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. Na disputa por equipes, o Minas terminou em primeiro lugar