Juliana Viana sai atrás na fase de grupos de badminton

Juliana Viana joga bem mas é superada pela tailandesa Supania Katethong por 2 sets a 0 (21/16 e 21/19) na estreia do grupo D

O badminton brasileiro estreou nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 neste sábado (27). Pelo simples feminino, Juliana Viana encarou a tailandesa Supania Katethong e saiu derrotada por 2 sets a 0 (21/16 e 21/19). Assim, a brasileira de apenas 19 anos sai atrás no grupo D e fica em uma situação difícil para avançar ao mata-mata da modalidade.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Desempenho para se orgulhar

Atual número 50 do ranking mundial, Juliana teve pela frente a 16ª melhor atleta do mundo. Apesar do favoritismo de Katethong, foi a brasileira quem ditou o ritmo da partida no começo do primeiro set. Juliana defendeu bem e conseguiu abrir 7 a 3 no placar. Ela conseguiu se manter à frente até o 11 a 10, quando o treinador da tailandesa pediu uma parada técnica. Após as instruções, Katethong reagiu bem e dominou a disputa para virar a parcial em 21 a 16.

O segundo set começou bastante equilibrado e com ambas atletas alternado a vantagem no placar. Novamente, Juliana Viana mostrou um ótimo badminton e deu trabalho para a adversária em todos os pontos. Mostrando mais segurança, a brasileira conseguiu marcar cinco pontos consecutivos para abrir 18 a 13 no placar. No entanto, a brasileira cometeu alguns erros importantes e deixou a vitória escapar. Final da parcial foi de 21 a 19 em favor de Katethong.

“Não vou mentir, eu estava com vontade de desmaiar antes de entrar em quadra. A atmosfera aqui é realmente surreal e estou vivendo esse espírito olímpico. Estou até agora em choque, são muitas pessoas acompanhando. Eu amo muito esses esporte e amo estar neste evento. É a minha primeira Olimpíada e isso é uma realização de um sonho de criança”, comentou Juliana.

A brasileira ainda analisou o desempenho na partida e atribuiu a derrota na parte emocional. “Eu estava liderando, mas não acreditava no que estava acontecendo. Por isso acabei deixando as coisas muito na conta da emoção. Eu mostrei que sou capaz de vencer, mas faltou acalmar o coração”, analisou.

Situação no grupo

As disputas do badminton simples em Paris-2024 acontecem em duas fases: grupos e mata-mata. Nos grupos, três atletas se enfrentam entre si e o primeiro colocado de cada chave garante a vaga aos playoffs. Assim, com o revés de hoje, Juliana precisa vencer o seu próximo confronto contra a honconguesa Lo Sin Yan Happy (47ª do ranking mundial). Além disso, a brasileira terá de torcer por uma vitória da honconguesa sobre a a tailandesa Supania Katethong.

Mesmo se não conseguir avançar ao mata-mata, Juliana pode fazer história com a vitória na próxima rodada. Isso porque nenhuma brasileira conseguiu conquistar um triunfo no individual feminino de badminton em Jogos Olímpicos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Fabrizio Giachero
Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em​ Paris 2024Badminton

Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
João Gabriel Carbajal e Vinícius Costa venceram seus jogos nas duplas. Já no individual, o atleta da SH6 ganhou e o da SU5 perdeu no Bahrein. Vitor Tavares estreia nesta quarta-feira (14)
Dupla brasileira fez campanha quase perfeita no Internacional de badminton e faturou a prata após derrota para japoneses