Olimpismo é tema de exposição no Museu do Louvre

Espaço mostra artefatos históricos como a primeira medalha olímpica

As primeiras medalhas olímpicas. O primeiro cartaz, os primeiros selos. Esses símbolos que identificam o Olimpismo podem ser vistos de pertinho em uma exposição no Museu do Louvre, que fica em Paris e é considerado o principal museu do mundo.

Se a Grécia Antiga é o berço das Olimpíadas, é Paris quem está atrelada com os Jogos da Era Moderna. O evento foi idealizado pelo francês Pierre de Coubertin e teve suas principais iconografias desenvolvidas na capital francesa.

Esses elementos ajudaram a desenvolver o Olimpismo, um movimento baseado em obras do passado, mas que deve ser encarado como um fenômeno do século XX, segundo Alexandre Farnoux, professor de arqueologia e arte grega da Universidade Sorbonne.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No vídeo do OTD em Paris, ele detalha como a imagética grega foi usada como um mecanismo popular de comunicação, mas que também foi distorcido com o passar do tempo. Essa exposição vai ficar ativa até o dia 16 de setembro.

Então, quem tiver em Paris durante a Olimpíada, pode dar um pulinho no Louvre para conferir. O evento faz parte da Olimpíada Cultural, uma iniciativa ligada ao Comitê Olímpico, e que promove mais de 2000 mil projetos sobre arte e esporte por toda a França.

Lukas Kenji
Apresentador do canal Kenjiria, dedicado ao esporte olímpico.

Mais em​ OTD em ParisParis 2024

Banda de metal que se apresentou na Abertura dos Jogos Olímpicos foi premiada em Los Angeles junto com a cantora de ópera Marina Viotti
Judoca relembra o dia da prata em Paris-2024 e conta ao Olimpíada Todo Dia como superstição o levou ao pódio
Guia de Jerusa na Paralimpíada e velocista na Olimpíada, Gabriel Garcia quer competir nos dois eventos em Los Angeles-2028
Giullia Penalber disse estar motivada para sentir "energia viciante" dos Jogos Olímpicos após resultado histórico no wrestling em Paris-2024