Lucas Verthein e Beatriz Tavares garantem vagas olímpicas no remo

Lucas Verthein e Beatriz Tavares vencem Pré-Olímpico de remo na Lagoa Rodrigo de Freita; duplas ficam de fora

Manhã de definições de vagas no Pré-Olímpico de remo na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, Lucas Verthein e Beatriz Tavares carimbaram passaporte no single skiff masculino e feminino em Paris-2024. Embarcações do Double Skiff Peso Leve vão bem, mas ficam de fora dos Jogos.

Beatriz Tavares leva vaga no single skiff feminino

A primeira entrar na água foi Beatriz Tavares, no single skiff feminino. A vice-campeã pan-americana venceu sua prova, com tempo de 8min13s54 e cerca de um barco de distância da segunda colocada, a mexicana Kenia Lechuca. Beatriz começou a prova com ritmo controlado, mas logo aumentou as remadas para tomar a dianteira. A brasileira foi contagiada pela torcida e seguiu abrindo distância da segunda colocada, para então apenas controlar o restante da prova. É a primeira vez que Beatriz Tavares garante vaga para Jogos Olímpicos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Lucas Verthein garante segunda embarcação em Paris

Campeão pan-americano, Lucas Verthein chegou à final como favorito. Após vencer a semi do single skiff, o brasileiro entrou na água pouco tempo após Beatriz Tavares garantir vaga no naipe feminino e também garantiu vaga brasileira em Paris com na prova e tempo de 7min24s52. Assim, Lucas, que treina na Lagoa Rodrigo de Freitas, precisou de poucos metros para assumir a liderança. Com remadas de muito volume, Lucas Verthein seguiu abrindo distância, que chegou a ser um barco e meio. O brasileiro garantiu segunda vaga olímpica da embarcação seguida em Jogos Olímpicos.

Doubles Skiffs ficam de fora da Olimpíada

Além das disputas individuais, o Brasil também concorreu a vagas nas embarcações de duplas, Double Skiff Peso Leve masculino e feminino. Embora as embarcações não fossem favoritas, na disputa masculina os brasileiros ficaram no quase com Evaldo Morais e Piedro Tuchtenhagen. Com dois barcos garantindo vaga, o Chile e a Argentina cruzaram nas primeiras posições, com o Brasil chegando na terceira posição, com tempo de 6min56s46, a pouco mais de 2 segundos da vaga dos argentinos.

Já Antônia Abreu Motta e Isabelle Falck ficaram na quarta posição da Final A do Double Skiff Peso Leve feminino com tempo de 7min58s35. As argentinas e peruanas faturaram as vagas olímpicas na embarcação.

Camila Nakazato
Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em​ Paris 2024Remo

Últimos títulos em jogo foram definidos em regatas realizadas na Raia Olímpica da USP, em São Paulo
Flamengo sobe ao pódio em cinco das seis provas disputadas neste sábado (12) pelo Campeonato Brasileiro Interclubes de Remo
A dupla poderia buscar a vaga para a última Olimpíada em um torneio na Suíça, mas resolveu ficar no Brasil e ajudar as famílias do Rio Grande do Sul
Além do Sul-americano, o Brasil ainda tem como desafio este ano o Mundial de Xangai, na China, entre os dias 21 a 28 de setembro