Brasileiros disputam evento-teste de Paris 2024 na vela

Seis brasileiros participarão do evento, incluindo as bicampeãs olímpicas Martine Grael/Kahena Kunze

O evento-teste dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 da vela terá início em Marselha, neste domingo (9). A competição reunirá quase 300 barcos, e o Brasil terá a participação de seis atletas em quatro categorias: Mateus Isaac (iQFoil), Martine Grael e Kahena Kunze (49er FX), Bruno Lobo (Formula Kite) e João Bulhões e Marina Arndt (Nacra 17).

O grupo contará com a experiência de Klaus Biekarck como chefe de equipe e a liderança de Torben Grael, bicampeão olímpico, como treinador principal. Os velejadores brasileiros receberão apoio técnico de Pepe Lis nas regatas de 49er FX, do medalhista olímpico Bruno Prada no iQFoil e de Ricardo Paranhos como técnico de Nacra 17.

“Estamos vivendo um momento especial, e nossos atletas estão participando do evento-teste de Paris 2024, um ano antes das regatas oficiais. Eles têm a oportunidade única de testar suas habilidades e estratégias, além de se familiarizarem com o local e as condições de competição em Marselha”, afirmou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

Apoio multidisciplinar no evento-teste

Barco preparatório no evento-teste da vela para Paris 2024

Além dos atletas, a Equipe Brasileira de Vela conta com Tânia Sampaio como líder da área Multidisciplinar e da Saúde. Além disso, Ricardo “Blue” Lobato atua como consultor de regras.

“Com cada passagem por Marselha, nos familiarizamos cada vez mais com a raia e as condições climáticas. Estamos estabelecendo uma rotina, que inclui hidratação, alimentação e adaptação às condições. Tem sido muito produtivo. Já enfrentamos desde um mistral até um vento de terra quente e rajado, então cada experiência conta para a nossa preparação”, ressaltou Kahena Kunze.

Após o evento-teste, os atletas da equipe brasileira de vela se concentrarão no Campeonato Mundial em Haia, na Holanda. Essa competição, que ocorrerá entre 11 e 18 de agosto, será importante pois definirá as primeiras oito vagas de países para a Olimpíada Paris 2024. Por fim, outras vagas virão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.

Flávio Perez

Mais em​ Paris 2024Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento