470 atletas buscam índices para Mundiais de atletismo e natação

Competições no CPB reúnem neste fim de semana diversos medalhistas paralímpicos em provas de natação e atletismo
Gabriel Araújo e Beth Gomes estão entre os medalhistas paralímpicos que competem nesta semana no CT
Gabriel Araújo e Beth Gomes estão entre os medalhistas paralímpicos que competem nesta semana no CT (CPB)

Na semana em que completa nove anos, o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, receberá mais de 470 esportistas do atletismo e da natação em disputas que oferecerão oportunidades para os participantes buscarem qualificação aos Mundiais de suas modalidades em 2025.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

De quinta-feira, 22, a sábado, 24, a piscina do CT recebe o Circuito Paralímpico – Fase Seletiva. O evento contará com 71 nadadores e oferecerá a primeira oportunidade que os atletas terão para buscar o Índice A estabelecido pelo CPB como um dos critérios de convocação ao Mundial da modalidade, que será disputado em Singapura, de 21 a 27 de setembro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Já a Primeira Etapa Nacional do Circuito Paralímpico atletismo acontecerá no sábado, 24, e no domingo, 25, com 401 atletas em provas de pista e campo. A disputa também faz parte do calendário de competições que oferecem oportunidade de obtenção do índice estabelecido pelo CPB para o Mundial de atletismo de Nova Deli, na Índia, que será realizado de27 de setembro a 5 de outubro.

As duas disputas contarão com boa parte dos medalhistas dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. No caso da Seletiva da natação, estão inscritos os três medalhistas de ouro do megaevento: a pernambucana Carol Santiago, da classe S12, ouro nos 50m livre, 100m livre e 100m costas; o mineiro Gabriel Araújo, da classe S2 (comprometimento físico-motor), ouro nos 100m costas, 200m livre e 50m costas; e o catarinense Talisson Glock (ouro nos 400m livre).

No atletismo, os campeões paralímpicos de Paris inscritos para o Etapa Nacional do Circuito Paralímpico incluem o mineiro Claudiney Batista, ouro na prova do lançamento de disco para a classe F56 (competem sentados); a paulista Beth Gomes, ouro também no lançamento de disco, mas para a classe F53 (competem sentados); o paulista Julio Agripino, ouro nos 1500m da classe T11 (cegos); e a paraense Fernanda Yara, ouro nos 400m da classe T47 (limitações em membros superiores).
 
Ambas as competições terão transmissão ao vivo pelo YouTube do CPB.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaAtletismoNatação

Entre os dias 24 e 28 de maio, Brasil disputa o Pan-Americano de vôlei sentado tanto no masculino quanto no feminino
Assim como aconteceu em 2024, o Troféu Brasil de atletismo de 2025 vai ser disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo
Depois de ganhar a etapa da Bélgica e ser desclassificado, Lauro Chaman deu a volta por cima e venceu a etapa de Maniago da Copa do Mundo
No quadro de medalhas do Brasileiro de Inverno de Natação, Minas e Pinheiros fecharam com 14 ouros, mas o time minastenista ganhou o título por ter conquistado 14 pratas contra seis da equipe de São Paulo