Seleção feminina de goalball se prepara para a Malmo Cup

A equipe brasileira feminina de golball estará em ação na Malmo Cup, que acontece de 29 de maio a 2 de junho

A Seleção Brasileira feminina de goalball deu início nesta semana à quarta fase de treinamento no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O período de preparação, que vai de 27 de abril a 4 de maio, reúne oito atletas. Parte do grupo já foca na próxima competição internacional do calendário, a Malmo Cup, tradicional torneio europeu de goalball realizado desde 2000 e que será disputado entre os dias 29 de maio e 2 de junho.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Desde 2022, a Malmo Cup passou a ser disputada exclusivamente na categoria feminina. O Brasil foi campeão com a equipe masculina em 2018 e 2019, mas ainda busca o título inédito entre as mulheres, que conquistaram a prata em 2019 e 2023, e o bronze em 2022 e 2023. Dez seleções devem participar da edição deste ano, e a organização realizará o sorteio dos grupos até o dia 15 de maio.

Partcipantes –

  • Japão (2º no ranking mundial)
  • Brasil (5º)
  • Canadá (6º)
  • EUA (7º)
  • Coreia do Sul (9º)
  • Finlândia (11º)
  • Austrália (12º)
  • Ucrânia (13º)
  • Alemanha (17º)
  • FIFH Malmö (equipe da casa)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

A ala Jéssica Vitorino falou sobre a expectativa para a competição: “É uma competição que tem todo ano com as melhores do ranking. Esse ano, teremos Copa América e é preparação também para o professor decidir quem vai levar. Com grandes equipes que vão estar lá, é uma forma de nos preparar. Vamos dar nosso melhor. Estamos nos preparando desde janeiro e tenho certeza de que o Brasil vai se sair muito bem. Mesmo com meninas menos experientes, por conta de algumas ausências das atletas que foram para as Paralimpíadas, o grupo tem maturidade e as mais novas estão evoluindo junto com a gente”.

A Malmo Cup será o primeiro teste do Brasil em 2025. Na sequência, a equipe se prepara para o Campeonato das Américas, que acontecerá entre os dias 26 de julho e 6 de agosto, em São Paulo, e valerá vaga para o Mundial. Depois de disputar a competição na Europa, a Seleção voltará a se reunir entre os dias 30 de junho a 7 de julho.

Luciana Zerati
Formada em Jornalismo pela PUC-SP e apaixonada pelo universo esportivo e por Ginástica Rítmica

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaGoalball

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos