CPB divulga critérios para os Mundiais de natação e atletismo

Confira os critérios de convocação das seleções brasileiras de atletismo e natação visando os Campeonatos Mundiais de 2025

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou os critérios de composição das delegações brasileiras para os Campeonatos Mundiais de Natação e Atletismo nesta quinta-feira (17). As competições estão marcadas para acontecer entre setembro e outubro deste ano.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

O Campeonato Mundial de atletismo será realizado entre os dias 27 de setembro a 5 de outubro, na Índia. A seleção brasileira será formada por 50 atletas,  independentemente do gênero. No último Mundial da modalidade, em Kobe 2023, no Japão, o país conquistou seu maior número de medalhas de ouro na história da competição com 19 pódios dourados. 

No atletismo paralímpico, farão parte da delegação brasileira os atletas que conquistaram a medalha de ouro nos Jogos de Paris 2024. Restando vagas, completarão a seleção aqueles que tiverem obtido índice em competições da WPA ou oficialmente homologadas. A janela para as marcas é entre 1º de janeiro de 2025 e 18 de setembro de 2025. Mais critérios estão previstos para outras situações, veja!

O Campeonato Mundial de natação paralímpica de 2025 será sediado em Singapura, entre os dias 21 e 27 de setembro. Na última edição da competição, o Brasil subiu 46 vezes ao pódio e ficou na quarta colocação no quadro geral de medalhas.

A delegação brasileira será formada por atletas que obtiverem índice durante a fase seletiva ou a primeira fase nacional do Circuito Paralímpico. Também podem compor a seleção quem não conseguir alcançar o índice, mas seja identificado com potencialidade de obtenção de medalha para compor as equipes de revezamento. Veja todos os critérios aqui. 

*Com informações da Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaAtletismoNatação

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Delfina Dini e Juan Manuel Morales Restrepo venceram e quebraram o recorde do campeonato, respectivamente, dos 1500 m e dos 800 m livre