Brasil com 13 jogadores convocados para Copa do Mundo

O Brasil será representado em todas as categorias da Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas, que acontecerá de 6 a 11 de maio, na Turquia

O Brasil está com elenco definido para a disputa da Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas de 2025. Os capitães Raphael de Moraes, responsável pela categoria Masculino Open, Lázaro Ferreira, da Feminino Open, Vinícius Cyrillo, da Quad, e Léo Butija, da Juniores, realizaram as convocações dos atletas que irão representar o país na competição que acontecerá em Antália, na Turquia, no período de 6 a 11 de maio. O time brasileiro contará com a participação de 13 jogadores somando todas os eventos do torneio.

Os mineiros Daniel Rodrigues e Gustavo Carneiro, além do gaúcho Diego Kohlrausch, foram os chamados pela equipe masculina. “As expectativas são as melhores possíveis. O time que vai compor a seleção no Mundial está disputando diversos torneios, então os atletas estão com ritmo bom. Nós já conhecemos bem Antália, onde jogamos o Mundial no ano passado e conseguimos o melhor resultado da história do TCR masculino brasileiro, ficando em sexto lugar. Neste ano, vamos em busca de coisas maiores, mesmo sabendo da qualidade dos nossos adversários”, afirmou Raphael de Moraes, capitão do time masculino.

Entre as mulheres, Meirycoll Duval, Jade Lanai e Ana Cláudia Caldeira representarão o Brasil na Copa do Mundo. “Após a classificação do Mundial, começamos o trabalho para decidir o melhor time para nos representar na Turquia. Sempre conversando com os treinadores individuais de cada atleta e contando com o apoio da CBT, decidimos os nomes. Estamos focados para os jogos de duplas que vão acontecer no Mundial, são importantes demais para a definição dos confrontos. Então, creio que estamos indo para buscar o melhor resultado possível, sempre representando bem o nosso país”, declarou Lázaro Ferreira.

Quad com dois convocados no Top 15

Na categoria Quad, a opção foi pela convocação dos experientes Ymanitu da Silva e Leandro Pena, além do jovem João Lucas Takaki. “As expectativas são grandes. Desde 2021 voltamos sempre com ótimos resultados do Mundial. Em 2022, inclusive, terminamos na terceira posição, conquistando uma medalha inédita para o TCR do Brasil. Conhecemos bem os adversários, todos muito qualificados por sinal, mas a nossa equipe também é forte, liderada pelo Ymanitu que hoje é 11 do mundo e o Leandro, 12, então temos os nossos dois principais atletas presentes no top 15″, disse Vinícius Cyrillo, capitão da equipe.

“Vamos continuar buscando medalha e sempre tentando garantir a classificação para as próximas edições do mundial”, acrescentou o treinador responsável pela seleção brasileira na categoria Quad na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas. Essa competição é disputada em confrontos entre países, compostos por três jogos: dois de simples e um de duplas. A nação ganhadora do duelo é aquela que somar, ao menos, duas vitórias nas três partidas. Esta será a oitava edição seguida em que o Brasil estará representado em todas as categorias.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Na edição de 2024, o Brasil finalizou sua campanha na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas com a quarta posição nas categorias Quad e Juniores, além da sexta posição no Masculino — resultados que garantiram classificação automática para a edição deste ano. Já a equipe Feminina, que ficou em 10º lugar em 2024, conquistou a vaga por meio de um torneio disputado em fevereiro, em Cuenca, no Equador.

Capitão otimista no Juniores

O capitão Léo Butija, da seleção brasileira júnior, chamou para integrar o time os atletas Vitória Miranda, Luiz Calixto, Pedro Henrique Santos e Marcos Jardim. “Estamos com ótimas expectativas para a competição, as condições são as melhores possíveis. As quadras, a estrutura e a não necessidade de transporte para ir até as quadras facilita muito o nosso dia a dia no torneio. Mais uma vez o Brasil estará com as quatro equipes presentes no Mundial, são pouquíssimas as seleções no mundo que conseguem esse feito, isso mostra o trabalho bem feito que a CBT vem fazendo ao longo desses anos”, disse.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

“Particularmente, estou motivado porque metade do time júnior já treina comigo e estamos realizando um trabalho muito pesado nas últimas semanas”, afirmou o treinador mineiro, de 59 anos, que vai para a sua 14ª participação em mundiais como capitão. Léo Butija é natural de Belo Horizonte (MG) e trabalha com tênis há cinco décadas, quando iniciou como boleiro aos 9 anos de idade. Recentemente, o profissional acompanhou Luiz Calixto e Vitória Miranda no Australian Open.

Rafael Zito

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaTênis

Pedro Rodrigues eliminou no Challenher de Bogotá o colombiano Nicolas Mejía, que está 637 posições a frente dele no ranking mundial
Marcelo Demoliner e David Pichler venceram Daniel Cukierman e Piotr Matuszewski na estreia do Challenger de Oeiras
João Fonseca recebe convite da organização e vai jogar o ATP 250 de Suttgart na abertura da temporada de grama
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)