Adevirn Natal faz dobradinha com finais do Regional Nordeste

A Adevirn Natal colocou seus times masculino e feminino na disputa do título do Regional Nordeste de Goalball. Entre os homens, a decisão acontecerá contra a Apace. Antes disso, as mulheres brigam pelo ouro contra a Assobecer

A Adevirn Natal (Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte) colocou nesta sexta-feira (11) seus times masculino e feminino na disputa do título do Regional Nordeste de Goalball. Entre os homens, a decisão acontecerá neste sábado (12) contra a Apace (Associação Paraibana de Cegos), às 10h30. Antes disso, as mulheres brigam pela medalha de ouro da competição contra a Assobecer (Associação Beneficente dos Cegos do Recife), às 9h30. O duelo entre as moças será uma revanche da final do ano passado, quando a equipe de Natal foi campeã.

Garantido na decisão, o time masculino da Adevirn e o feminino da Assobecer confirmaramm vaga na Série B do Campeonato Brasileiro, pois seus rivais Apace (masculino) e Adevirn (feminino) disputam a Série A. Antes das finais acontecerão os confrontos pelo bronze. A partir das 7h30, na chave das mulheres, IAPQ (Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz) encara o CRP (Clube Real Paralímpico). Já entre os homens, por volta das 8h30, CRP e Assobecer duelarão para ver quem garante a medalha pelo terceiro lugar.

Detalhes dos jogos

Na semifinal, a Apace enfrentou embate disputado no início do primeiro tempo, entretanto, a equipe se sobressaiu e conquistou a vaga na final com um game (quando o jogo termina antes do tempo regulamentar, após uma das equipes abrir dez gols de vantagem sobre a outra), fechando o placar em 18 a 8. Desde 2011, o time paraibano esteve em todas as decisões, tendo conquistado 11 medalhas de ouro. Em 2012, a agremiação da Paraíba ficou com o vice-campeonato, após perder para a Apec.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

A outra vaga foi decidida em partida ponto a ponto entre Adevirn e Assobecer. A equipe do Rio Grande do Norte garantiu classificação na final e na Série B do Campeonato Brasileiro de Goalball no último lance do jogo, com marcador de 12 a 11. No feminino, Assobecer, vice-campeã em 2024, e IAPQ duelam nas semifinais. A equipe do Recife confirmou o triunfo por 6 a 2 e fará confronto diante da Adevirn, atual campeã. Na semifinal entre Adevirn e CRP, o time teve dificuldade, mas conquistou o placar favorável com resultado final de 8 a 6. 

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Duelos das quartas de final

A rodada desta sexta-feira começou com confrontos pela fase de quartas de final das equipes masculinas. A primeira partida eliminatória entre Apec e Apace acabou com vitória do time paraibano em jogo emocionante, definido no Golden score, com marcador de 12 a 11. Nos demais duelos, Adevirn e Assobecer triunfaram em seus jogos de game contra ACSB e Cedemac, finalizando o placar em, respectivamente, 16 a 6 e 15 a 5. ICB e CRP também protagonizaram duelo eletrizante e equilibrado. A equipe do CRP conseguiu a vitória na prorrogação por 14 a 13 e ficou com vaga para as semifinal.

Rafael Zito

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaGoalball

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos