Medalhista mundial retorna de lesão no Meeting Paralímpico

José Alexandre, medalhista no Mundial de Paris 2023, tenta retomar o bom desempenho no Meeting Paralímpico após um ano marcado por lesões

O Meeting Paralímpico será realizado em Florianópolis nos dias 12 e 13 de abril, marcando o início da temporada para os atletas catarinenses que buscam vaga nos Campeonatos Mundiais de natação e atletismo de 2025. Entre os competidores está José Alexandre da Costa, do clube Apesblu, medalhista de prata nos 100m e bronze nos 400m da classe T47 no Mundial de Paris 2023, que retorna às pistas em busca de seus melhores resultados após um ano de 2024 marcado por lesões.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Presença de medalhistas mundiais

José Alexandre disse estar ansioso por voltar a competir em alto nível após se recuperar de uma lesão muscular na área posterior da coxa. “Esse Meeting vai ser muito importante para abrir minha temporada. Eu vim de um ano de 2024 conturbado. Quero fazer um grande resultado neste final de semana. Estou empolgado, muito feliz. Dá até um friozinho na barriga, por estar um tempo sem competir forte, mas estou treinando bem, com saúde. Quero fazer uma marca que já fique bem próxima ao índice para qualificação ao Mundial”, afirmou, em referência ao evento que acontecerá em Nova Deli, na Índia, de 26 de setembro a 5 de outubro.

Outro medalhista mundial em ação no Meeting Paralímpico de Florianópolis será Edenilson Floriani, da equipe Cepe, bronze no arremesso de peso da classe T42 (limitações em membros inferiores) no Mundial de Paris 2023. O atleta destaca que esta será sua primeira competição da temporada e busca um bom desempenho para iniciar o ano com confiança, de olho na convocação para o Mundial de 2025.

Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Meeting Paralímpico de Florianópolis será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina. A competição reunirá 590 atletas, distribuídos em três modalidades: atletismo (454 inscritos), natação (115) e bocha (27). O evento contará com provas de alto rendimento, além de disputas válidas pelas Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares e das Paralimpíadas Universitárias. Também fará parte da programação o Intercentros, competição destinada a alunos de 7 a 10 anos dos Centros de Referência do CPB.

De volta a Rondônia

Além disso, a cidade de Porto Velho (RO) recebe neste sábado, 12, pela segunda vez, uma edição do Meeting Paralímpico. Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento tem como objetivo desenvolver o paradesporto em todo o país, reunindo novos talentos e atletas de elite. A programação contará com disputas nas modalidades de atletismo e bocha.

Na capital rondoniense, o Meeting Paralímpico reunirá 82 atletas, sendo 71 nas disputas de atletismo e 11 nas partidas de bocha. A programação inclui provas válidas pelas Seletivas Estaduais Escolares, Paralimpíadas Universitárias e do Intercentros. A Vila Olímpica Chiquilito Erse será a sede do evento.

O jovem Daniel Toledo Paz, de 12 anos, participará pela segunda vez do Meeting Paralímpico, competindo na classe BC4 da bocha. “Estou muito ansioso para jogar bocha, que é o que eu amo. Estou indo para ganhar uma medalha e depois continuar treinando”, afirmou o atleta, que tem artrogripose congênita múltipla e representará a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) nas disputas.

Luciana Zerati
Formada em Jornalismo pela PUC-SP e apaixonada pelo universo esportivo e por Ginástica Rítmica

Mais em​ Paralimpíada Todo Dia

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos