Visitantes vencem na estreia da Liga Nacional de futebol de cegos

O ADESUL, do Ceará, e o AGAFUC, do Rio Grande do Sul, bateram duas equipes da Paraíba fora de casa

O fator casa não pesou a favor dos times mandantes na abertura da Liga Nacional de futebol de cegos, neste sábado (5), em João Pessoa (PB). Quem se deu bem foram as equipes visitantes, no caso, a ADESUL/CE, que bateu a APADEVI/PB por 1 a 0, com gol do ala Carlinhos. Na outra partida, a AGAFUC/RS derrotou a APACE/PB também por 1 a 0, com gol de Ricardinho. Os jogos foram realizados no Instituto dos Cegos da Paraíba.

AS PARTIDAS

Autor do primeiro gol da história da competição, que estreia este ano no calendário da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), o ala Carlinhos, de 21 anos, festejou o feito histórico: “Eu estou muito feliz! Poderia ter sido de qualquer um, do Nildo, do Vitinho, do Zé. Mas Deus me abençoou para que o gol fosse meu, e eu só tenho de agradecer aos meus colegas, à minha família e ao meu treinador, pela confiança que deposita em mim”, falou o camisa 10 da ADESUL, que perdeu a visão devido a um glaucoma congênito.

No segundo duelo da Liga Nacional deste sábado, o herói da partida foi o experiente Ricardinho, de 36 anos. O atleta é um dos principais jogadores de todos os tempos da modalidade. Logo aos 3 minutos, ele cortou a marcação por dentro e chutou no contrapé do goleiro Thiago para decretar a vitória dos atuais bicampeões brasileiros de futebol de cegos.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

AGENDA

Por fim, neste domingo, mais três partidas encerram a primeira rodada da Liga Nacional, todas com transmissão ao vivo no YouTube da CBDV. Confira a programação:

  • 09:00 – APADEVI/PB x AGAFUC/RS
    Local: Instituto dos Cegos da Paraíba | João Pessoa-PB
  • 10:00 – CORINTHIANS/SP x INV/SP
    Local: CT Paralímpico Brasileiro | São Paulo-SP
  • 10:30 – APACE/PB x ADESUL/CE
    Local: Instituto dos Cegos da Paraíba | João Pessoa-PB

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Felipe Ramos
Carioca da gema com 20 anos nas costas. Sou apaixonado por esportes (sem nenhuma surpresa, já que a escolha do meu nome foi em homenagem a um jogador) e estou graduando jornalismo na UNISUAM.

Mais em​ Paralimpíada Todo Dia

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos