Brasil vai às semifinais do Campeonato das Américas Sub-23

Seleção de basquete em cadeira de rodas masculina venceu a Colômbia e perdeu dos Estados Unidos no encerramento da primeira fase. Com isso, garantiu o segundo lugar

A seleção brasileira sub-23 de basquete em cadeira de rodas masculino está nas semifinais do Campeonato das Américas realizado na Colômbia. Nesta quinta-feira (3), o Brasil entrou em quadra duas vezes para encerrar sua campanha na primeira fase do torneio. A equipe venceu Colômbia, mas perdeu para os Estados Unidos.  

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

O Campeonato das Américas Sub-23 de basquete em cadeira de rodas reuniu Brasil, Canadá, Estados Unidos e Colômbia. Na primeira fase, todas as equipes se enfrentam e as campanhas resultam nos cruzamentos das semifinais: 1ºx4º e 2ºx3. Além do título continental, o torneio também dá duas vagas para o Mundial da categoria. 

Como sede do Campeonato Mundial Sub-23, o Brasil já tem seu passaporte carimbado. O time verde-amarelo garantiu a segunda posição com vitórias diante Canadá e Colômbia aguarda a definição de seu adversário na semifinal do torneio. Canadá e Colômbia duelam pela terceira posição ainda nesta quinta-feira.

Superando anfitriões

O primeiro compromisso do dia foi contra Colômbia, anfitriã do torneio. Apesar de ser o visitante, o Brasil se impôs no jogo e dominou as três primeiras parciais do jogo. No intervalo, a distância era de quase dois dígitos: 23 a 14. Após o terceiro período, o placar estava em 41 a 30. Com isso, só administrou a vantagem na parcial final: 59 a 48.

Três jogadores brasileiros terminaram a partida pontuando na casa dos dois dígitos. Sérgio Júnior foi o destaque ao anotar um duplo-duplo com 13 pontos, 10 rebotes e sete assistências. João Nascimento e Plinio Macedo vieram logo depois com 12 cada.

Revés diante dos favoritos

Para encerrar sua participação na primeira fase, o Brasil teve pela frente a seleção dos Estados Unidos. Foi diante dos americanos, favoritos ao título, que o time brasileiro conheceu seu primeiro resultado negativo. A derrota veio com o placar de 77 a 46. 

O cestinha da partida foi o americano Jude Hiley, que fez 15 pontos, pegou seis rebotes e deu cinco assistências. Além dele, Aj Fitzpatrick e Andrew Beutel terminaram o confronto com mais de 10 pontos. Do lado brasileiro, João Nascimento também fez 15 pontos. Plinio Macedo veio logo depois com 12. 

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaBasquete

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Vitória Marcelino marcou 25 pontos e pegou 13 rebotes no triunfo do Sesi Araraquara por 70 a 51 sobre Maringá pela LBF