Seis lutadores foram aprovados no draft da Seleção Brasileira de parataekwondo paralímpico, realizado de 22 a 24 de março no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Durante o evento, os atletas passaram por avaliações físicas, técnicas e táticas. Além disso, para garantir uma vaga, era necessário alcançar pelo menos 210 pontos em uma escala de 0 a 300 nessas avaliações.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
A Seleção Brasileira de parataekwondo já conta com 15 atletas para a temporada de 2025. Dentre eles, estão participantes dos Jogos Paralímpicos de Paris, campeões mundiais, campeões parapan-americanos e atletas que figuram entre os dez primeiros do ranking mundial em suas categorias. O principal compromisso da equipe no ano será o Campeonato Mundial da modalidade, programado para novembro, com sede ainda a ser definida.
Entre os atletas aprovados está a maranhense Terezinha de Jesus, conhecida como Teka, medalhista de bronze na categoria até 47kg nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. Antes de se destacar no taekwondo, Teka competia no atletismo, onde conquistou a medalha de bronze nos 100m da classe T47 nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Atletas selecionados no Draft do parataekwondo:
Categoria até 47 kg
Terezinha de Jesus Correia dos Santos
Categoria até 52 kg
Vitória Gualberto do Espírito Santo
Categoria até 63 kg
Eduardo Rodrigues Porto
João Gabriel Ribeiro Cardoso
Categoria até 70 kg
Bruno Rodrigues da Mota
Categoria acima de 80 kg
Ricardo Wagner Messias