Na manhã desta segunda-feira (24), oito brasileiros representaram o país na Copa do Mundo de judô paralímpico, em Tbilisi, na Geórgia. As principais campanhas ficaram a cargo de Danilo Silva e Rosi Andrade, que conquistaram duas medalhas de bronze.
- Brasil fatura três medalhas no WTT Youth Contender Monteria
- Brite brilha no perímetro e Bauru elimina São Paulo no NBB
- Corinthians bate Ourinhos fora de casa e chega a 10 vitórias na LBF
- Brandonn Almeida quebra recorde e Minas segue na liderança
- Corinthians vence clássico e assume liderança no Paulistão
NO PÓDIO
Na disputa até 81kg J1, Danilo Silva começou sua trajetória na Copa do Mundo vencendo o argelino Radjai, na primeira rodada. Depois, o judoca bateu o georgiano Mishiko Shiobrishvili, nas quartas, com um ippon com menos de dez segundos. Contudo, a derrota veio nas semis, contra o turco Gokce Yavuz. Apesar do revés, Danilo Silva foi para a disputa do bronze, bateu o francês Cyril Jonard por 10 a 1 e saiu do tatame com a medalha.
Já no naipe feminino, Rosi Andrade, da categoria até 52kg J1, deu o seu pontapé na Copa do Mundo de judô paralímpico vencendo a cazaque Inkar Bauyrchan, com um ippon. Assim como Danilo, a judoca perdeu nas semis, para Victoria Potapova, e foi parar na disputa do bronze. Na disputa da medalha, a grande brasileira bateu a judoca Aminat Omarova, com um ippon, e conquistou o seu lugar no pódio.
NA TRAVE
Os dois bronzes poderiam ter sido quatro, mas os judocas brasileiros acabaram perdendo duas disputas. No masculino, Emerson Aguiar, da categoria até 70kg J1, perdeu por 1 a 0 para o indiano Kapil Parmar, batendo na trave na disputa pelo bronze na Copa do Mundo. O outro “quase” foi no feminino, Lúcia Araújo, da categoria até 60kg J2, sofreu um revés da turca Dondu Yesilyurt e também bateu na trave.