Brasil em quatro finais e seis bronzes garantidos na Espanha

Disputam o ouro no Internacional da Espanha de Parabadminton Vitor Tavares, duplas da SH6, Mikaela Almeida e Kauana Beckenkamp, na SL3-SU5, Marcelo Conceição e Júlio Godoy, na WH1-WH2, e Ana Gomes e Daniele Souza, na WH1-WH2

O Brasil confirmou neste sábado (8) vaga em quatro finais no Internacional da Espanha de Parabadminton, evento realizado em Vitoria-Gasteiz. Disputam a medalha de ouro neste domingo (9) os atletas Vitor Tavares, ao lado do estadunidense Miles Krajewski, nas duplas da classe SH6, e as parcerias 100 brasileiras com Mikaela Almeida e Kauana Beckenkamp, na SL3-SU5, Marcelo Conceição juntamente com Júlio Godoy na WH1-WH2, e Ana Gomes com Daniele Souza na WH1-WH2.

Além das quatro decisões, o Brasil já garantiu seis medalhas de bronze na competição disputada em solo espanhol: Ana Carolina Reis (individual SL4 e duplas femininas SL3-SU5), Edwarda Dias (parcerias femininas e mistas SL3-SU5), Marcelo Conceição (duetos mistos WH1-WH2), Júlio Godoy (duplas mistas WH1-WH2), Rogério Oliveira (parcerias mistas SL3-SU5), Maria Gilda Antunes (duetos femininos WH1-WH2) e Auricelia Evangelista (duplas femininas WH1-WH2). Desta forma, a delegação brasileira deixará o torneio com dez pódios.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Quatro finais com brasileiros

Na companhia do estadunidense Miles Krajewski, Vitor Tavares entrou em quadra para enfrentar os canadenses Anthony Hay e Emilien Langelier. O brasileiro e seu parceiro venceram por 2 games a 0, parciais de 21/14 e 21/9. Na decisão das duplas masculinas SH6 (baixa estatura) do Internacional da Espanha de Parabadminton, os dois terão pela frente o dueto indiano formado por Krishna Nagar e Dhinagaran Pandurangan, neste domingo, às 5h40 (horário de Brasília).

Já nas duplas femininas SL3-SU5 (andantes), o Brasil tinha duas chances de chegar na final e conseguiu em uma delas. Mikaela Almeida e Kauana Beckenkamp fizeram 2 sets a 0 na búlgara Emona Ivanova e na portuguesa Beatriz Monteiro, games de 21/16 e 21/13. No outro duelo, Ana Carolina Reis e Edwarda Dias foram superadas pela turca Tugce Celik e pela indiana Palak Kohli. O revés foi por 2 a 0, parciais de 21/8 e 21/12. Na decisão, as duas brasileiras encaram a outra parceria finalista igualmente neste domingo, às 7h20.  

A terceira final com brasileiros acontecerá nas duplas masculinas WH1-WH2. Marcelo Conceição e Júlio Godoy garantiram esse direito ao vencerem neste sábado os finlandeses Thomas Puska e Timo Villanen, por 2 games a 0, sets de 21/11 e 21/19. A disputa pela medalha de ouro do Internacional da Espanha de Parabadminton será diante do chileno Jaime Aranguiz e do espanhol Francisco Motero, neste domingo, às 6h30.

Na última decisão com presença do Brasil, Ana Gomes e Daniele Souza garantiram suas vagas ao derrotarem as compatriotas Maria Gilda Antunes e Auricelia Evangelista, por 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 23/21. Na briga pelo título do Internacional da Espanha de Parabadminton, as duas vitoriosas enfrentam Guang-Chiou Hu, de Taiwan, e Ilaria Olgiati, da Suíça, neste domingo, às 7h20.

Seis bronzes garantidos

O primeiro bronze confirmado saiu nas duplas femininas SL3-SU5, com Ana Carolina Reis e Edwarda Dias, semifinalistas do Internacional da Espanha. A própria Ana Carolina Reis ganhou outra medalha de terceiro lugar no individual da classe SL4. Ela enfrentava a norueguesa Helle Sagoy e, quando perdia por 19 a 12 no primeiro set, sentiu uma lesão na coxa direita. A contusão fez ela abandonar a partida.

Nas duplas mistas WH1-WH2, Marcelo Conceição finalizou sua participação na semifinal ao lado da australiana Mischa Ginns. Eles foram superados pelo israelense Konstantin Afinogenov e pela suíça Ilaria Olgiati, em duelo disputado, por 2 sets a 1, parciais de 21/11, 23/25 e 21/16. Na outra partida que valia vaga na decisão, os brasileiros Júlio Godoy e Daniele Souza acabaram batidos. Eles perderam do chileno Jaima Aranguiz e pela belga Man-Kei To: 21/8 e 21/2.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Rogério Oliveira e Edwarda Dias subirão ao pódio nas duplas mistas SL3-SU5 para colocarem o bronze no peito. Eles sofreram revés para os indianos Kumar Nitesh e Manisha Ramadass, por 2 games a 0, parciais de 21/18 e 21/13. E, para concluir as medalhas do Brasil no Internacional da Espanha, Maria Gilda Antunes e Auricelia Evangelista terminaram em terceiro lugar. Elas ganharão medalhas nas parcerias femininas da WH1-WH2.  

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaBadminton

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos