Leandro Pena vence e fura quali do Australian Open

Brasileiro confirma favoritismo como cabeça de chave número 1 e se garante na chave principal do Grand Slam da Austrália.

Começou hoje (19), com presença brasileira, a disputa do tênis em cadeira de roda no Australian Open. No Quad, divisão para atletas com deficiência em um membro superior, Leandro Pena venceu o britânico Gregory Slade pelo quali da chave masculina simples. Como a vaga era disputada em partida única, Leandro conseguiu furar e chegar na chave principal do torneio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Cabeça de chave número 1 das preliminares, o brasileiro venceu com tranquilidade. 2 a 0, com parciais de 6/2 e 6/4, jogados em 1h34. 

Leandro se junta agora a Ymanitu Silva, segundo representante brasileiro na competição adulta, que defende um vice campeonato na chave de duplas da edição de 2024. Os outros dois atletas da Seleção de tênis em cadeira de rodas, Luiz Calixto e Vitória Miranda, são da categoria Júnior.

O jogo

Primeiro set foi recheado de quebras. A primeira confirmação de serviço veio apenas no quarto game, no segundo saque do brasileiro, que abriu 3 a 1. A partir dali, o britânico não conseguiu mais confirmar durante a parcial, embora tenha devolvido uma das quebras quando o jogo apontava 4 a 2 para Leandro. O brasileiro fechou em 6 a 2, fazendo 1 a 0.

Segundo set começou da mesma maneira, com uma quebra pra cada lado. Na sequência, o filme se repetiu, com o brasileiro quebrando mais uma vez e confirmando seu saque, abrindo 3 a 1. Leandro quebrou mais uma vez, mas britânico devolveu logo em seguida, não deixando Pena desgarrar. Jogo seguiu nessa devolução de quebras até que, no último game, o cabeça de chave número 1 do quali confirmou, fazendo 2 a 0.

Gabriel Turolla

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaTênis

Marcelo Demoliner e David Pichler venceram Daniel Cukierman e Piotr Matuszewski na estreia do Challenger de Oeiras
João Fonseca recebe convite da organização e vai jogar o ATP 250 de Suttgart na abertura da temporada de grama
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze