Paralimpíadas Escolares recebem mais de 2.000 atletas em São Paulo

Mais de 2.000 atletas irão competir em 13 modalidades das Paralimpíadas Escolares

Maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência do mundo, as Paralimpíadas Escolares 2024 serão disputadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, na próxima semana, entre os dias 26 e 29 de novembro. A iniciativa, idealizada e realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), contará com a participação de mais de 2.000 atletas em idade escolar, dos 26 estados e do Distrito Federal, em competições de 13 modalidades.

A abertura do evento acontecerá na noite de terça-feira, 26. Já as competições serão realizadas de quarta-feira, 27, até sexta-feira, 29.

O número de inscrições para a edição deste ano é recorde. Supera as 1.800 registradas no ano passado, a maior quantidade de participantes até então.

Dentre os inscritos, 1.010 estão nas provas de atletismo, modalidade com mais participantes. A seguir, a maior concentração de atletas será na natação, com 323 competidores.

Além disso, serão 27 participantes no basquete em cadeira de rodas, 102 no badminton, 156 na bocha, 16 no futebol de cegos, 63 no futebol PC (paralisados cerebrais), 49 no goalball, 64 no judô, 31 no halterofilismo, 103 no tênis de mesa, 15 no tênis em cadeira de rodas e 51 no vôlei sentado.

Em 2024, pela primeira vez, as Paralimpíadas Escolares tiveram Seletivas Estaduais de três modalidades (atletismo, natação e bocha inseridas no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, evento esportivo realizado pelo CPB que percorreu todas as Unidades Federativas do Brasil durante o primeiro semestre com disputas de alto rendimento e para atletas em desenvolvimento.

No ano passado, o Estado de São Paulo terminou como o campeão geral das Paralimpíadas Escolares. Foi o 11º título do estado desde 2006, ano em que o CPB organizou a primeira edição dos Paralímpicos do Futuro, evento que ocorreu até 2007 e antecedeu as Paralimpíadas Escolares, nome adotado a partir de 2009.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Imprensa

Os profissionais de imprensa interessados em cobrir as Paralimpíadas Escolares 2024 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço

Paralimpíadas Escolares 2024
Datas: 27 a 29 de novembro, a partir das 8h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo (estação Jabaquara – Comitê Paralímpico Brasileiro do Metrô)

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Paralimpíada Todo Dia

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)