CPB divulga calendário de competições e eventos de 2025

Com eventos tanto de alto rendimento como a nível escolar e amador, CPB terá competições pelo Brasil e no Centro Paralímpico

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou nesta quinta-feira (14) o calendário de competições nacionais de 2025. A entidade publicou cronograma para as quatro modalidades em que atua como confederação: atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo. O calendário contempla os eventos organizados pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, como as Paralimpíadas Escolares e o Festival Paralímpico Loterias Caixa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOKBLUE SKY E FACEBOOK

No calendário nacional, um dos destaques será a realização do Meeting Paralímpico Loterias Caixa no primeiro semestre. O evento, assim como em 2024, irá percorrer todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, começando por Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC) no dia 05 de abril. Haverão tanto com competições de alto rendimento como também provas para estudantes e ex-agentes das forças de segurança.

CONFIRA O CALENDÁRIO DO CPB 2025

Em 2023, o Meeting Paralímpico percorreu mais de 38 mil quilômetros pelo país, com a participação de 3.148 atletas em disputas de alto rendimento. Outros 3.267 em competições escolares, universitárias, militares e intercentros também aconteceram no mesmo ano.

Já o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe no primeiro semestre a Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo, em março, e de atletismo, em maio. No mês seguinte, será a vez do Open Internacional Loterias Caixa de atletismo.

A seguir, o segundo semestre contará com duas edições do Festival Paralímpico Loterias Caixa, que tem por objetivo apresentar de forma lúdica o esporte paralímpico para crianças com e sem deficiência. O evento, realizado simultaneamente em todas as regiões do país, será realizado nos dias 20 de setembro e 13 de dezembro. Também no final do ano haverá a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, no CT, de 16 a 29 de novembro.

Camila Nakazato
Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em​ Paralimpíada Todo Dia

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos