IPC divulga calendário do Grand Prix de 2025, com inédita etapa feminina

A World Para Athletics, entidade responsável pelo atletismo paralímpico mundial, anunciou quatro sedes da temporada de 2025 da competição

A World Para Athletics (WPA), entidade vinculada ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e responsável pelo atletismo paralímpico mundial, anunciou quatro cidades que receberão etapas do Grand Prix da modalidade em 2025.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

As cidades que sediarão os eventos serão: Dubai, nos Emirados Árabes Unidos) Cali, na Colômbia, Túnis, na Tunísia, e Olomouc, República Tcheca. Dessa forma, a nova temporada do Grand Prix passará por quatro continentes diferentes – Ásia, América do Sul, África e Europa. Além disso, pela primeira vez na história, haverá uma etapa exclusiva para atletas mulheres.

Ordem dos eventos

Os Emirados Árabes Unidos receberá a abertura do calendário. As provas ocorrerão de 10 a 13 de fevereiro, no complexo esportivo Dubai Club for People of Determination, local que sediou o Campeonato Mundial de atletismo paralímpico em 2019. Já a Colômbia, sediará pela primeira vez uma etapa do Grand Prix em sua história, entre os dias 16 e 19 de maio. Logo depois, nos mês seguinte, o evento irá para a Tunísia, na cidade de Túnis, de 16 a 18 de junho.

A última etapa anunciada pela WPA nesta quinta-feira (31) ocorrerá na cidade tcheca de Olomouc. O evento acolherá o primeiro Grand Prix exclusivamente feminino, em disputa que será realizada entre os dias 3 e 5 de julho.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

“A World Para Athletics está empenhado em fornecer oportunidades esportivas de elite para as mulheres e sediará o primeiro Grand Prix exclusivo para atletas femininas em Olomouc, na República Tcheca”, disse Paul Fitzgerald, chefe do World Para Athletics. “O Grand Prix feminino mostrará a notável velocidade, força e habilidade das atletas do atletismo paralímpico, ao mesmo tempo que fornecerá uma plataforma adaptada para inspirar e incentivar o investimento em meninas e mulheres da modalidade”, completou.

*Com informações do do Comitê Paralímpico Internacional e do Comitê Paralímpico do Brasil

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaAtletismo

Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze