IRM vai às finais femininas e masculinas do Regional Sul

O IRM faz as finais, neste sábado (20), diante do Maestro-PR (feminino) e a Acesa-SC completa a decisão entre os homens

O Regional Sul de Goalball conheceu, nesta sexta-feira (19), os finalistas masculinos e femininos do torneio. Em Curitiba, palco da competição, o IRM-PR conseguiu se classificar à decisão das duas categorias. O IRM enfrentará, neste sábado (20), o estreante Maestro-PR na final feminina, enquanto a Acesa-SC completa a decisão entre os homens. Vale lembrar que este é o último dos cinco regionais da modalidade organizados pela CBDV em 2024, depois de passar por Goiânia, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. 

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Um pouco antes das finais, acontecerão as partidas valendo o bronze no Regional Sul de Goalball. Acesa-SC e Adevifoz-PR disputam o terceiro lugar feminino às 8h da manhã. Por sua vez, o Amacap-PR e o Acergs-RS duelam em busca do bronze entre os homens.

Semifinais femininas

Jimena projeta o corpo para a frente enquanto tem a bola dominada no braço direito ao iniciar a corrida do arremesso. (Renan Cacioli/ CBDV)

Os finalistas foram definidos depois da disputa das semifinais, nesta sexta, na quadra do Ginásio do Tarumã. Em duelo eletrizante que abriu a rodada, as mulheres de Acesa e IRM levaram a partida para a prorrogação, após empate em sete gols no tempo normal. Coube à ala Danielly marcar o gol decisivo que decretou o placar de 8 a 7. Além disso, vale destacar que, das seis atletas inscritas pelo IRM, campeão regional no feminino apenas uma vez (2017), cinco têm menos de 23 anos. Por outro lado, na segunda semifinal, o Maestro, não deu chance para a Adevifoz e fez 9 a 1, com cinco gols de Jimena.

Como o Regional Sul concede duas vagas na categoria feminina para o Campeonato Brasileiro 2024 – Série B e nenhuma das 11 equipes participantes tinha lugar assegurado, logo, IRM e Maestro se classificaram para a Segundona, que será em novembro.

Semifinais masculinas

Leandro, da Acesa, inicia o movimento do arremesso erguendo os dois braço na altura dos ombros, enquanto segura a bola com a mão direita. (Renan Cacioli/ CBDV)

Em seguida, foi a vez dos homens entrarem em quadra para os confrontos semifinais do Regional Sul de Goalball. Atuais campeões e maiores ganhadores da história do Regional Sul, com seis títulos (sendo dois com o nome de Ilitc-PR), o IRM não deu chances para a Amacap e fez 10 a 3, com cinco gols de Dênis e quatro de Wallace. No outro jogo, a Acesa, dona de quatro taças, sendo a última em 2019, despachou a Acergs, vice-campeão do ano passado, por 14 a 8. Por fim, os gols catarinenses foram divididos entre Leandro e Kevin, cada um com sete.

A final entre IRM e Acesa acontecerá pela quarta vez na história. O time de Santa Catarina levou a melhor em três ocasiões (2019, 2017 e 2016) e perdeu apenas em 2011, quando o rival ainda utilizava o antigo nome.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Fabrizio Giachero
Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaGoalball

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos