Tayana Medeiros conquista a prata na Copa do Mundo de Tbilisi

Tayana Medeiros ergue 145kg, leva a prata na Copa do Mundo de Tbilisi de halterofilismo e bate recorde das Américas

A brasileira Tayana Medeiros conquistou a medalha de prata na categoria até 86kg da etapa de Tbilisi da Copa do Mundo de halterofilismo, na Geórgia, nesta terça-feira (25). Ela levantou 145kg e ainda bateu o recorde das Américas da categoria. Foi a terceira medalha do país na competição, que agora tem um ouro, uma prata e um bronze.

Tayana Medeiros executou bem as três tentativas que fez na competição. A carioca marcou 136kg na primeira, 141kg na segunda e fechou com 145kg. Com o desempenho, ela bateu o recorde das Américas da categoria, superando em 5kg a antiga marca, que era dela mesma, feita na conquista da medalha de ouro da Copa do Mundo de Dubai, em março.

Esta foi a terceira medalha do Brasil na Copa do Mundo de Tbilisi de halterofilismo, a terceira com recorde continental. Anteriormente, a campeã paralímpica Mariana D’Andrea conquistou medalha de ouro na categoria até 79kg com 145kg erguidos, enquanto Lara Lima foi bronze na categoria até 41kg com a marca de 107kg.

Ainda na categoria até 86kg, Tayana Medeiros conquistou a medalha de prata, ficando atrás apenas da chinesa Zheng Feifei, que foi dominante e venceu com 159kg. Todas as três tentativas da atleta lhe dariam o ouro. O bronze ficou com a egípcia Randa Mahmoud, que anotou a marca de 136kg.

Mais brasileiros

Outro brasileiro em ação no dia, Mateus de Assis não obteve movimentos válidos na categoria até 107kg. Ele teve três tentativas falhas para 217kg e, assim, ficou sem colocação. O iraniano Aliakbar Gharibshahi foi o vencedor, com 240kg. Os uzbeques Ilkhom Khalimov e Nuriddin Davlatov completaram o pódio, com 230kg e 229kg, respectivamente.

Este foi o último dia de disputas individuais da etapa de Tbilisi da Copa do Mundo de halterofilismo. Haverá os torneios por equipes nesta quarta-feira (26), fechando o evento. Esta é a última competição do circuito internacional que os atletas brasileiros participam antes dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, que começam em 28 de agosto.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaHalterofilismo

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos