Maria de Fátima Castro fica em 7º na Copa do Mundo em Tsibili

Com uma performance entre líderes, Maria de Fátima brigou por medalha até sua última tentativa de levantamento, que não completou

Neste domingo (23) teve mais um dia de competições da etapa de Tsibili, na Geórgia, da Copa do Mundo de halterofilismo e quatro brasileiros estiveram em ação. É a última prova internacional para os paratletas nacionais antes dos Jogos Paralímpicos de Paris. Então, o melhor resultado veio com Maria de Fátima Castro que, na categoria até 67 kg, ficou com a sétima colocação. Dos demais, Aílton de Souza foi 15º na categoria até 80 kg e os outros dois não registraram levantamentos válidos.

Foi um dia bem agitado para os brasileiros na competição que ocorre no leste europeu. Principalmente, para Maria de Fátima, que estava na disputa pelas primeiras colocações. Porém, não executou o último levantamento. que a tirou da batalha pelas medalhas. Inicialmente, levantou 123 kg, com a quinta melhor marcada da primeira rodada. Em seguida, teve sucesso com 127 kg, somando um total de 250 kg. Todavia, ao tentar 132 kg, a paratleta brasileira falhou e não teve o valor computado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Caso tivesse sucesso, ainda faltaria cinco quilos para Maria de Fátima empatar com a terceira colocada, a mexicana Amalia Vazquéz que somou 387 kg em suas três tentativas. A egípcia Fatma Elyan ficou com a prata ao somar 397 kg. E o ouro foi para Yujiao Tan, da China, que teve 402 kg nos três levantamentos.

Desempenho dos homens

Assim como Maria de Fátima, os outros brasileiros tiveram insucessos em suas jornadas. Na categoria até 80 kg, Aílton de Souza completou o primeiro movimento para computar 195 kg. Contudo, nas outras duas tentativas não ergueu os 197 kg, fechando com a marca alcançada inicialmente. Por outro lado, Ezequiel Correa não teve sucesso ao levantar 194 e 196 kg em nenhuma tentativa e não teve marca na prova.

Similarmente, Evânio da Silva também não fez nenhum movimento válido na categoria até 88 kg, com as tentativas de 205 e 207 kg.

Juvenal Dias
Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaHalterofilismo

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos