Ana Paula Marques fica em sétimo em etapa da Copa do Mundo

Na categoria até 61kg, a gaúcha Ana Paula Marques teve sucesso em duas das três tentativas e ficou com a sétima colocação em Tsibili

Este sábado (22) foi o terceiro dia de competições na etapa de Tsibili, na Geórgia, da Copa do Mundo de halterofilismo. É a última prova internacional para os paratletas brasileiros antes dos Jogos Paralímpicos de Paris. Assim, foi a vez de Ana Paula Marques representar o país na categoria até 61 kg. A gaúcha teve dois dos três movimentos válidos e, portanto, ficou com a sétima colocação na soma dos levantamentos.

É impressionante a evolução de Ana Paula dentro de uma janela de um ano no halterofilismo. No Mundial que ocorreu em agosto de 2023, em Dubai, a paratleta suportou 99 kg para ficar com o sétimo posto. Primeiramente, na prova que ocorreu no país europeu, a brasileira sustentou 102 kg. Em sua segunda tentativa, falhou em buscar os 104 kg, que poderia ter-lhe garantido um lugar no pódio se tivesse sucesso.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mas Ana Paula não se contentou e alcançou o êxito na marca de 104 kg na sua terceira e última tentativa, finalizando com a soma de 206 kg. A chinesa Jianjin Cui, bronze no último Mundial, conquistou a vitória na etapa, com um total de 406 kg, sendo sua melhor marca de 138. Em seguida, a prata ficou com a colombiana Ana Lucia Ochoa, que teve 329 kg em sua somatória. Por fim, o bronze ficou com Greta Vardanyan, da Armênia, que ficou com 300 kg no total.

A competição da etapa ocorre até o próximo dia 26 de junho e terá mais brasileiros em ação, Ezequiel Correa e Ailton Bento de Souza competem na categoria até 80 kg. As próximas paratletas a representarem o país são Maria de Fátima de Castro no 67 e Mariana D’Andrea no 73 kg.

Juvenal Dias
Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaHalterofilismo

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos