Juvenis brasileiros estreiam com vitória na Copa do Mundo

Vitória Miranda e Luiz Calixto confirmaram a vitória no super tie-break contra África do Sul, na estreia da categoria Júnior da Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas

O Time Brasil estreou com vitória sobre a África do Sul, por 2 a 1, na categoria Júnior da Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas, na Turquia. Nesta quarta-feira (8), Vitória Miranda e Luiz Calixto saíram atrás no confronto, mas garantiram o resultado na partida de duplas, com direito a 16 pontos marcados no super tie-break. Por outro lado, os tenistas brasileiros saíram derrotados nas demais categorias.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O confronto dos juvenis contra os sul-africanos foi de tirar o fôlego do início ao fim. Primeiramente, Vitória Miranda foi superada por Bongumenzi Biyela em três sets, parciais de 6/0, 3/6 e 7/5. Na sequência, Luiz Calixto buscou o empate ao vencer Ntando Nokama, por 2 a 0 (6/1 e 6/2). Por fim, nas duplas, Calixto e Miranda lutaram ponto a ponto contra Biyela e Nokama e só confirmaram o resultado no 16º ponto do super tie-break, com o placar de 2 a 1 (6/4, 5/7 e 16/14).

Derrotas nas outras categorias

Na classe Open masculina, os atletas mineiros não resistiram aos fortes adversários britânicos. Gustavo Carneiro perdeu para o atual número 5 do ranking ITF, Gordon Reid, por 2 a 0 (6/0 e 6/2). Já Daniel Rodrigues, fez um jogo duro contra o melhor tenista do mundo, Alfie Hewett, mas também foi superado, só que por 2 a 1 (3/6, 7/5 e 7/5). Nas duplas, Ben Bartram e Dahnon Ward venceram Carneiro e Bruno Makey, com parciais de 6/1 e 6/4.

Na disputa feminina, Maria Fernanda Alves perdeu para a britânica Cornelia Oosthuizen, por 2 a 0 (6/2 e 7/5), enquanto Meirycoll Duval foi derrotada por Lucy Shuker pelo mesmo placar (parciais de 7/5 e 7/6). Nas duplas, Abbie Breakwell e Ruby Bishop venceram Maria e Jade Lanai, por 2 a 0 (6/0 e 7/6).

Entre os atletas da categoria Quad, o Chile saiu na frente com vitória de Francisco Cayulef sobre Leandro Pena, pelo placar de 2 a 1 (6/2, 4/6 e 6/3). Diego Perez confirmou o resultado ao vencer Ymanitu Silva, por 2 a 0 (6/3 e 6/2). Por fim, nas duplas, Pena e Silva diminuíram a vantagem e bateram Perez e Cayulef, com parciais de 6/3 e 7/5.

Os brasileiros retornam às quadras na Copa do Mundo nesta quinta-feira (9), a partir das 5h (no horário de Brasília-DF). No Open masculino, os tenistas enfrentam a África do Sul, enquanto os atletas das categorias Quad e Júnior jogam contra o Japão. Esta é a sétima vez consecutiva que o Brasil contará com representantes em todas as categorias do Mundial.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaTênis

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Pedro Rodrigues vence sua primeira partida num Challenger e avança para as oitavas de final em Bogotá ao lado de três outros brasileiros