Equipes de Minas e Rio disputam título do Regional Sudeste 1

Presente nas finais dos dois naipes, a Adevibel vai encarar a Urece no masculino e o IBC no feminino

O Campeonato Regional Sudeste 1 de goalball chegou a sua fase final. Nesta sexta-feira (3), foram realizadas as partidas válidas pelas quartas de final e semifinal do masculino, além das semifinais do feminino. As finais de ambos os naipes vão contar com um confronto entre equipes de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Atual bicampeã nas duas categorias, a Adevibel (Associação dos Deficientes Visuais de Belo Horizonte) vai novamente às duas disputas pelo ouro. Os homens encaram a Urece, enquanto as mulheres enfrentam o IBC.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os duelos que irão definir os campeões deste ano estão marcados para este sábado, a partir das 9h40. Antes disso, acontecem as partidas válidas pelas medalhas de bronze. No feminino, a Apae Leopoldina-MG (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Leopoldina) joga contra o Ivos-ES (Instituto Vila Olímpica Social). No masculino, IBC-RJ encara o Cidep-MG (Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico).

Semifinais

As quartas de final no masculino terminaram com todos os jogos finalizados em “game”,  quando um time abre dez gols de vantagem sobre o outro. As semifinais aconteceram logo depois, na parte da tarde. O time feminino do IBC passou fácil pelo Apae Leopoldina por 9 a 0. Por outro lado, a Adevibel precisou do gol de ouro na prorrogação e do talento da ala Christiane para fazer 6 a 5 no Ivos.

Na chave masculina, a semifinal contou com um duelo entre os veteranos da Urece e os garotos do IBC. A experiência levou a melhor e Luizão marcou 5 gols na vitória de 10 a 3. Já a equipe masculina da Adevibel despachou o Cidep com 11 a 1 no placar. 

Vagas na série B

Além dos finalistas, as partidas desta sexta-feira definiram as primeiras equipes classificadas para o Campeonato Brasileiro Série B de goalball. O Regional Sudeste 1 concede vaga aos melhores colocados que não estejam previamente classificados para alguma das duas divisões nacionais. 

Entre as mulheres, a única equipe já garantida é a Apae Leopoldina, que disputará a Série B. Dessa forma, a final entre Adevibel e IBC vale o troféu e a vaga. Do lado dos homens, a Urece já integra a elite da modalidade e o Cidep vai jogar a segunda divisão. Então, de acordo com o regulamento, IBC e Adevibel se classificaram.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaGoalball

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos