Copa Brasil de Paraesgrima será teste para buscar vaga em Paris

Torneio no CPB visa deixar nossos esgrimistas “afiados” visando o Regional das Américas e a Copa do Mundo em São Paulo

Almejando um melhor preparo aos torneios que garantem vaga aos Jogos Paralímpicos deste ano, os atletas começam a disputa da Copa Brasil de Paraesgrima. Assim, as competições ocorre, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, a partir desta terça-feira (19). Logo após as disputas individuais, na quinta-feira (21), ocorre conjuntamente, o Campeonato Brasileiro de Paraesgrima. Porém, este por equipes, ambos com organização da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

A Copa Brasil reunirá nossos principais esgrimistas paralímpicos, que terão como objetivo, sobretudo, deixá-los em ritmo de competição. Haverá os dois torneios em maio e que valerão pontos para a classificação a Paris. Serão o Regional das Américas, em San José, na Costa Rica, e a Copa do Mundo de São Paulo. Essas competições fecham o ranking classificatório paralímpico.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A grande atração desta Copa Brasil e maior esperança da paraesgrima é o ídolo Jovane Guissone, medalhista na espada em duas edições de Jogos Paralímpicos. Anteriormente, foi ouro em Londres 2012 e prata em Tóquio 2020. Além disso, o atleta da ADFP-PR vem de uma boa participação na Copa do Mundo de Cardiff, no País de Gales, disputada em janeiro. Na ocasião, ficou a uma vitória do pódio na espada B ao cair no quadro de 8 da competição, terminando em sexto lugar.

Além de Jovane, algumas das outras muitas atrações nas pistas do CPB são Vanderson Chaves, Kevin e Fabio Damasceno (ambos do GNU-RS), Lenilson de Oliveira (Paulistano-SP), Izaías Monteiro da Silva (ADF-PR) Carminha Oliveira (ADF-PR), Mônica Santos (GNU-RS), Rayssa Veras (Paulistano-SP) e Fabiana Soares (EC Magnolia-RJ).

Competições

A Copa Brasil inicia nesta terça com as competições individuais de espada feminino A e B; sabre feminino A e B; florete masculino A e B; e sabre masculino B. Na quarta-feira (20) é a vez do florete feminino A e B; espada masculino A e B; e sabre masculino A.

Na quinta-feira (21), dia de encerramento do evento paralímpico, ocorrerá a disputa do Campeonato Brasileiro de Paraesgrima da CBE. As competições serão disputadas por equipes no florete masculino e na espada feminino.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Juvenal Dias
Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaEsgrima

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A partir desta quinta-feira (13), a nova geração da esgrima será o destaque nas pistas durante o Torneio Nacional Cidade de Curitiba
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro