Esgrima em cadeira de rodas em 8º na Copa do Mundo de Cardiff

Tanto florete masculino quanto espada feminina caíram para favoritos nas quartas

O domingo (14) foi o dia de disputa das categorias por equipes da Copa do Mundo de Cardiff da esgrima em cadeira de rodas. Tanto na espada feminina quanto florete masculino, o Brasil ficou em oitavo lugar. O destaque ficou para o confronto muito acirrado da espada feminina contra a Polônia nas quartas.

ESPADA FEMININA QUASE SURPREENDE

Carminha Oliveira, Mônica Santos e Rayssa Veras formaram o time de espada feminino na Copa do Mundo de Cardiff. Pela primeira rodada, o Brasil, 9º do ranking, venceu a Itália, 8º, por 45 a 38. Porém, em seguida pegaram os principais favoritos, Polônia, e caiu nas quartas por 45 a 40. Em seguida, caíram para Hong Kong e Coreia do Sul para terminar na oitava posição.

O confronto de estreia foi mais acirrado do que o placar indica. O confronto estava próximo até que Carminha Oliveira fez 7 a 2 no penúltimo confronto para abrir em 40 a 33 e Rayssa Veras conseguiu levar o Brasil de forma segura até o 45º ponto, com destaque para Rayssa Veras que fez 15 pontos e levou apenas 8. 

As polonesas Kinga Drozdz e Marta Fidrych garantiram a vitória polonesa, ainda que Carminha Oliveira venceu Karolina Strawinska por 12 a 4 e Rayssa Veras fez 10 a 3 na mesma rival. O Brasil estava vencendo por 35 a 34, mas Kinga Drozdz e Marta Fidrych conseguiram a virada para a Polônia.

No torneio de consolação pelo quinto lugar, o Brasil caiu para Hong Kong por 45 a 33 e depois para a Coreia do Sul por 45 a 23.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

COM JOVANE GUISSONE, FLORETE TAMBÉM FICA EM 8º

Jovane Guissone, Kevin Damasceno e Lenilson de Oliveira formaram o time de florete masculino no País de Gales. O Brasil, 10º do ranking, estreou nas oitavas contra os Estados Unidos, 9º do ranking.

Jovane Guissone começou perdendo por 5 a 2 para Byron Branch, mas em seguida o time se recuperou e o próprio Jovane venceu seus confrontos seguintes por 5 a 0. Porém, pegaram os primeiros do ranking e caíram para a Itália por 45 a 24 nas quartas de final.

No torneio de consolação o Brasil perdeu para a Polônia por 45 a 10 e em seguida liderou boa parte do confronto, mas perdeu para Alemanha por 45 a 41. O confronto foi decidido por uma performance impecável de Julius Haupt, que 28 e levou apenas 6 toques.

DIA DE CHINA

A China fez a festa na Copa do Mundo de Cardiff. Das três categorias por equipes no torneio de esgrima em cadeira de rodas, o país venceu dois ouros e ainda joga uma final na tarde deste domingo.

No florete masculino, a China surpreendeu a Itália nas semifinais. O país asiático venceu o Reino Unido na final por 45 a 38. Enquanto isso, na espada feminina, a China venceu Polônia por 45 a 33 na final. Ainda na tarde deste domingo, a China enfrenta Ucrânia ou França na final do sabre misto em cadeira de rodas, categoria sem participação do Brasil.

Mateus Nagime
Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaEsgrima

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A partir desta quinta-feira (13), a nova geração da esgrima será o destaque nas pistas durante o Torneio Nacional Cidade de Curitiba
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro