Prêmios Paralímpicos: veja os campeões por modalidade

CPB entrega primeiros troféus do Prêmio Paralímpicos 2023 para os atletas que se destacaram em 24 modalidades

Os primeiros troféus do Prêmios Paralímpicos, a premiação anual do Comitê Paralímpico Brasileiro, foram entregues nesta quarta-feira (13). No primeiro dia do evento, o CPB reconheceu os melhores atletas do ano em 24 modalidades paralímpicas. O Prêmio Paralímpicos continua nesta quinta (14), com a entrega dos troféus das categorias gerais.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Após uma campanha histórica nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, vários atletas que brilharam na capital chilena foram premiados. A recordista mundial e campeã em Santiago, Mariana D’Andrea, foi eleita a melhor atleta do halterofilismo e dedicou o prêmio a seu pai que faleceu em agosto deste ano. Já na natação, o prêmio foi para Carol Santiago, que ganhou oito medalhas no Mundial deste ano e cinco ouros no Parapan.

No futebol de cegos, o craque Ricardinho, que marcou o gol da medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos foi o vencedor da modalidade. Já nos esportes de inverno, a vencedora do Prêmio Paralímpicos foi Aline Rocha, que ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil em um Mundial de esportes de inverno. Ela também compete no atletismo e ganhou quatro medalhas, sendo uma de ouro, no Parapan.

Destaque para além do paralímpico

Uma das premiadas da noite, se destacou não só no esporte paralímpico, mas também no olímpico. A mesatenista Bruna Alexandre fez história nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, ao se tornar a primeira paratleta a competir no Pan, entre pessoas sem deficiência. Bruna conquistou uma medalha de bronze em Santiago na disputa por equipes. Ela também ganhou a prata com o time brasileiro no Campeonato Pan-Americano da modalidade, ajudando a equipe do Brasil a se classificar aos Jogos Olímpicos de Paris. No ano que vem, Bruna Alexandre tem como metas participar da Olimpíada e, em seguida, brigar pelo ouro nos Jogos Paralímpicos.

Veja a lista dos vencedores por modalidade do Prêmio Paralímpicos:

Atletismo – Jerusa Gerber
Badminton – Rogério Oliveira
Basquete CR – Paola Klokler
Bocha – Matheus Oliveira
Canoagem velocidade – Fernando Rufino (Cowboy de Aço)
Ciclismo – Bianca Garcia
Esgrima – Jovanne Guissone
Esportes de Inverno – Aline Rocha
Futebol de cegos – Ricardo Alves (Ricardinho)
Futebol PC – Jefferson Silva
Goalball – Josemarcio Souza (Parazinho)
Halterofilismo – Mariana D’Andrea
Hipismo – Sérgio Oliva
Judô – Williams Araújo
Natação – Carol Santiago
Remo – Diana Barcelos
Rúgbi em CR – Gabriel Feitosa
Taekwondo – Silvana Fernandes
Tênis de mesa – Bruna Alexandre
Tênis em CR – Daniel Rodrigues
Tiro com arco – Jane Karla
Tiro esportivo – Alexandre Galgani
Triatlo – Jéssica Messali
Vôlei sentado – Janaína Petit

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaPrêmios

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos