CPB divulga candidatos ao prêmio de Atleta da Galera

Cinco medalhistas mundiais foram escolhidos para participar da disputa que tem votação aberta ao público

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou os cinco concorrentes para o Atleta da Galera de 2023. Os postulantes são Alessandro Rodrigo (atletismo), Brenda Freitas (judô), Mariana D’Andrea (halterofilismo), Ricardo Mendonça (atletismo) e Samuel Oliveira (natação). A votação é aberta ao público e o vencedor será anunciado em 14 de dezembro, durante o Prêmio Paralímpicos.

O Atleta da Galera destina-se para os esportistas que tiveram uma grande interação com a torcida durante o ano. Por isso, ela é a única categoria do Prêmio Paralímpicos aberta para votação popular. A votação ocorre neste link. Os cinco atletas concorrentes indicados após uma eleição feita entre os colaboradores do CPB, o Conselho de Atletas do Comitê, jornalistas e patrocinadores.

Todos os cinco atletas escolhidos medalharam no Mundial de suas respectivas modalidades e também nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023. Alessandro Rodrigo, Mariana D’Andrea, Ricardo Mendonça e Samuel Oliveira, aliás, conquistaram ouros nas duas competições. A exceção é Brenda Freitas, que foi bronze nos Jogos Mundiais da IBSA e levou o ouro no Parapan.

Além do Atleta da Galera, haverá o anúncio de outras dez categorias do Prêmio Paralímpicos no dia 14: Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Prêmio Braskem, Atleta Revelação e, por fim, Melhor Atleta Masculino e Melhor Atleta Feminino. O evento ocorrerá em São Paulo.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Paralimpíada Todo Dia

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos