Brasileiros não vão longe na Copa do Mundo da Tailândia

Jovane Guissone foi o melhor brasileiro do dia, parando nas oitavas de final do florete B

Sete brasileiros entraram em ação no primeiro dia de disputas da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas em Nakhon Ratchasima, na Tailândia, na madrugada desta terça-feira (5). Nenhum deles, no entanto, chegou na disputa por medalhas. O melhor resultado foi o de Jovane Guissone, que caiu nas oitavas de final do florete B e terminou em nono lugar.

Principal nome da esgrima em cadeira de rodas brasileira, Jovane Guissone é o quarto colocado do ranking mundial no florete B e, por isso, entrou de forma direta no mata-mata. Por lá, ficou de bye na primeira rodada e estreou no quadro de 16, contra o tailandês Visit Kingmanaw. O atleta da casa foi superior e venceu por 15 a 11, eliminando assim o brasileiro.

Outro representante do nosso país em ação no florete B foi Vanderson Luis Chaves. Diferente do compatriota, ele começou nas poules, onde teve uma campanha de quatro vitórias e duas derrotas. Dessa forma, garantiu vaga no mata-mata, onde encarou o polonês Patryck Banach no quadro de 32 e foi superado em 15 a 3. Jovane terminou em nono, enquanto Vanderson foi o 18º.

Outras disputas

Já no florete A, tanto Lenilson de Oliveira quanto Kevin Damasceno tiveram duas vitórias nas poules e avançaram à fase de combates com colocações baixas no ranqueamento. Kevin encarou o britânico Joshua Waddel, enquanto Lenilson teve o tailandês Yuenyong Khanthithao pela frente no quadro de 32. Os dois perderam por 15 a 6 e se despediram do torneio.

Entre as mulheres, Carminha Oliveira e Rayssa Veras competiram no sabre A. Carminha venceu três jogos nas poules e caiu no quadro de 32 para a italiana Ionela Mogos, por 15 a 6. Já Rayssa teve dois triunfos na fase inicial e caiu diante da georgiana Gvantsa Zadishvili, também por 15 a 6, no mata-mata. Por fim, no sabre B, Monica Santos perdeu no quadro de 32 para a francesa Cecile Demaude, por 15 a 9.

A etapa da Tailândia da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas segue em disputa até a próxima quinta-feira (7). Na madrugada desta quarta-feira (6), haverá as disputas da espada A feminina, com Carminha Oliveira e Rayssa Veras; espada B feminina, com Monica Santos; sabre A masculino, com Lenilson de Oliveira e Kevin Damasceno; e sabre B masculino, com Jovane Guissone e Vanderson Chaves.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaEsgrima

Álvaro Kalleby, Giovana Komatsu, Marcus Pinto e Lais Tosta são os campeões do pré cadete do Torneio Nacional em Curitiba
Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.