Marina Dias faz história e conquista título mundial na paraescalada

Marina Dias fecha temporada irretocável e conquista primeiro título mundial do Brasil na paraescalada

Marina Dias escreveu seu nome na história da escalada esportiva do Brasil. Na manhã desta quinta-feira (10), ela coroou um 2023 espetacular e conquistou o título do Campeonato Mundial de Paraescalada, em Berna, na Suíça. Como resultado, Marina se tornou a primeira brasileira a conquistar um título nesse nível para o país na modalidade. 

Antes de falar da decisão do Mundial de Paraescalada, é preciso relembrar os resultados conquistados por Marina Dias antes da competição em Berna, na Suíça. Após conquistar uma medalha de ouro inédita em 2022, a brasileira voltou à Salt Lake City neste ano e faturou o bicampeonato da etapa da Copa do Mundo da modalidade.

Em seguida, Marina enfrentou suas mesmas rivais da final desta quinta-feira. Em Innsbruck, na Áustria, ela superou a britânica Christhiane Luttkhueizen e a holandesa Martha Evans e faturou mais uma medalha de ouro na Copa do Mundo de paraescalada. Na última etapa antes de chegar no Mundial, em Villars, terminou com o bronze. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na cidade de Berna, Marina fez uma fase qualificatória brilhante e terminou e avançou à final com a primeira posição. Na decisão desta quinta-feira, ela voltou a ficar à frente da britânica e da holandesa com um score 42+. Luttkhueizen fez o mesmo, mas ficou atrás com seu tempo de 3m52s e levou a prata, assim como Evans ficou com o bronze marcando 4m45s. 

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaEscalada

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)