Meninas do Brasil dão show na abertura do Mundial de Jovens

Atual campeão, Seleção brasileira feminina de goalball vence Alemanha e Coreia do Sul

As meninas da Seleção Brasileira juvenil de goalball estrearam com duas vitórias neste sábado (15), dia de abertura do Campeonato Mundial de Jovens, que está sendo realizado em São Paulo-SP. Atual campeã da competição, a equipe feminina do Brasil bateu Alemanha (7 a 5) e Coreia do Sul (14 a 4) na quadra da arena multiuso do CT Paralímpico Brasileiro. Já os rapazes, que buscam o primeiro ouro da história para o país no torneio sub-19, perderam na estreia para a Polônia (11 a 3), mas se recuperaram na sequência e venceram os Estados Unidos por 15 a 9.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“É uma experiência incrível! Meu primeiro Mundial, é inexplicável a emoção de estar aqui”, disse a ala Natália, de apenas 14 anos, a atleta mais jovem da delegação brasileira. O torneio segue em disputa neste domingo (16), com mais 12 jogos.

O torneio conta com um grupo para cada categoria (A, no masculino, e B, no feminino) cujo sistema de disputa é todos contra todos. Avançam às semifinais os quatro melhores colocados, que se cruzam na seguinte ordem: 1º x 4º, 2º x 3º.

Sobre o Mundial de Jovens

Além disso, a competição chancelada pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) tem a organização da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) e reúne seis países no torneio masculino – Brasil, Polônia, Israel, Estados Unidos, Quênia e Coreia do Sul – e sete no feminino – Brasil, Alemanha, Austrália, Turquia, Quênia, Israel e Coreia do Sul. Os jogos acontecerão até a próxima quarta-feira (19). A entrada no CT Paralímpico é gratuita ao público. O espaço fica na Rodovia dos Imigrantes, km 11,5, ao lado da São Paulo Expo.

Por fim, esta é a nona edição do campeonato, que passou a ser disputado a partir de 2005. Além do ouro em 2019, as meninas do Brasil ainda possuem uma prata (2013) e dois bronzes (2009 e 2017). Por outro lado, os garotos, somam três pratas (2009, 2017 e 2019) e um bronze (2013).

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaGoalball

ESCEMA e APACE duelarão pelo título do Regional Nordeste de Futebol de Cegos às 9h30; Mais cedo, às 8h, NEACEP e ACEP/ICCE disputam o bronze
Brasil começa bem na etapa de Maniago da Copa do Mundo de paraciclismo e conquista um ouro, uma prata e três bronzes
A derrota de Vinícius Costa para o indiano Sivarajan Solaimalai impediu o duelo dele com o compatriota Vitor Tavares na semifinal do Internacional do Bahrein de Parabadminton
A goiana Thais Severo conquistou o título das duplas mistas do Elite de Lasko ao lado de Boris Travnicek. A medalha de ouro foi conquistada com cinco vitórias e apenas dois sets perdidos