Icemat e Uniace faturam Regional Centro-Norte de Goalball

No masculino, Uniace-DF chegou ao oitavo título, enquanto o time feminino do Icemat-MT venceu o torneio pela primeira vez

O campeonato Regional Centro-Norte de Goalball 2023 conheceu seus campeões neste sábado (8). Entre os homens, o Uniace (União dos Atletas Cegos do Distrito Federal) chegou ao oitavo título após derrotar o Icemat (Instituto dos Cegos do Estado do Mato Grosso) por 10 a 4. Enquanto isso, o time feminino do Icemat venceu o torneio pela primeira vez depois de ganhar da Capital/Cetefe (Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial) por 11 a 3. 

“É muito bom ter trazido o título para Brasília, principalmente jogando em casa. Nada melhor do que ter o apoio da torcida para conseguirmos esse feito”, disse Leandro Moreno. O atleta do Uniace ganhou o prêmio de Artilheiro com 38 gols marcados ao todo, sendo sete na decisão.

“A gente está muito feliz por este título, uma equipe nova, que começou este ano. Sabíamos que não seria fácil, mas as meninas tiveram compromisso, disciplina e isso fez toda a diferença. A equipe técnica do Icemat abraçou a causa, porque queríamos conquistar a vaga [para a Série B do Brasileiro] e sermos campeãs. Então, só tenho a agradecer ao meu grupo”, falou Carol a jogadora do Icemat.

Carol posa ao lado do presidente da CBDV, José Antônio Freire, com o troféu de campeã e a medalha de ouro ao redor do pescoço
Carol posa ao lado do presidente da CBDV, José Antônio Freire, com o troféu de campeã e a medalha de ouro ao redor do pescoço (Renan Cacioli/ CBDV)

Ademais, nos confrontos valendo a medalha de bronze, a ARDV (Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais) ganhou de 3 a 2 da AMC (Associação Mato-Grossense de Cegos) na chave feminina. Já na masculina, o pessoal de Rondonópolis levou a pior e caiu para o Capital/Cetefe, que venceu por 10 a 8.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Regional

O Campeonato Regional Centro-Norte de Goalball foi o último dos cinco regionais deste ano. O torneio começou na última quarta-feira (5) no Distrito Federal. Ao todo, 16 equipes participaram, dez no torneio masculino e seis no feminino, de cinco estados do País. Além disso, vale destacar que a competição distribui vagas para o Campeonato Brasileiro da modalidade. 

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)   

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaGoalball

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)