Cada arremesso que Claudia Amorim, de 49 anos, tem feito no Regional Centro-Norte de goalball, que está sendo disputado em Brasília-DF, é dedicado à professora Nagila Zambonatto, falecida no ano passado, aos 66 anos. Assim, ao lado das colegas Doracil, Denise, Israela, Isis e Luzinete, ela disputa a primeira competição sem a presença da ex-treinadora no banco da AMC (Associação Mato-Grossense de Cegos). Dessa forma, mais do que manter a hegemonia da equipe mais vitoriosa da história do torneio (oito títulos), as atletas da AMC pretendem ganhá-lo desta vez como forma de homenagear o legado de Nagila.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
“Estou há 23 anos no goalball. Falo a todos que comecei como atleta dela. Tudo o que sou no goalball, tudo o que aprendi, devo a ela. Homenageá-la hoje é vencer esse campeonato e levar o troféu para casa”, diz Claudia. “Ela era minha comadre. A Nagila me fez atleta e fazia parte da minha vida pessoal”, conta a jogadora.
- Brasil fatura três medalhas no WTT Youth Contender Monteria
- Brite brilha no perímetro e Bauru elimina São Paulo no NBB
- Corinthians bate Ourinhos fora de casa e chega a 10 vitórias na LBF
- Brandonn Almeida quebra recorde e Minas segue na liderança
- Corinthians vence clássico e assume liderança no Paulistão
Fala de Doracil
Além disso, Doracil, conhecida como Dorinha, de 39 anos, também construiu parte de sua trajetória na modalidade ouvindo as lições de Nagila, uma das sócias-fundadoras da AMC. E ainda sente a presença da colega. “Ela está a todo momento ali ao nosso redor dando algum tipo de assistência. A cada partida, queremos mostrar em quadra aquilo que ela deixou, o que nos ensinou tanto”, explica. Logo depois, questionada sobre uma das melhores recordações dos tempos desta parceria em quadra, ela diz: “Quando a gente sofria algum gol, ela pedia tempo e mandava erguer a cabeça. Era muito querida e estamos dedicando este campeonato a ela”.
Assim, até aqui, as ex-jogadoras de Nagila têm cumprido a promessa e vencido seus compromissos. Dessa forma, na segunda rodada, disputada nesta quinta-feira (6), na quadra da Associação Portuguesa de Brasília, a AMC venceu seu segundo jogo: 5 a 2 na ARDV (Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais), também do Mato Grosso. Por outro lado, as semifinais do Regional Centro-Norte de goalball já acontecerão na tarde desta sexta-feira (7). Por fim, a decisão do torneio ocorrerá no próximo sábado (8). Confira todos os resultados do dia abaixo:
Masculino
Uniace-DF 10×0 Acelgo-GO
Ismac-MS 14×9 RDM-DF
ADVSL-MT 13×3 ABDV-DF
ARDV-MT 13×3 Sedel-AP
Icemat-MT 16×6 RDM-DF
Uniace-DF 14×4 Ismac-MS
Cetefe-DF 11×1 Sedel-AP
ARDV-MT 10×0 ABDV-DF
Feminino
AMC-MT 5×2 ARDV-MT
Cetefe 13×3 RDM-DF
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais