Lauro Chaman é destaque na abertura do Brasileiro de Paraciclismo

O evento definiu os campeões da prova contrarrelógio neste sábado (17), em Leme-SP

O primeiro dia de competição no Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada foi de muita emoção nas disputas acirradas pelas primeiras medalhas na prova de contrarrelógio individual disputada neste sábado (17), no Distrito Industrial, na cidade de Leme, em São Paulo. No masculino, o paulista Lauro Chaman foi o destaque da competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Com número recorde de participantes, o pódio ficou ainda mais concorrido em todas as categorias. Na WC2, Sabrina Custódio, uma das grandes revelações do paraciclismo nos últimos tempos, cravou o tempo de 22min46s. Ela percorreu o trajeto de 12 quilômetros e superou a campeã de 2022, Victoria Barbosa, que fez 24min00s. Mikaeli de Araújo marcou 29min45s e completou o pódio.

“Eu estou muito feliz, estou vendo que os treinamentos estão dando resultados positivos e isso também tem uma influência muito grande das experiências que estou tendo competindo fora do Brasil. Então, chegar aqui no principal campeonato e conseguir sair com a vitória é muito importante e motivador”, destacou Sabrina.

Atual campeão da Copa do Mundo, Lauro Chaman entrou na disputa e não deu chance para os adversários. Ele percorreu os 18 quilômetros de percurso da categoria MC5 com o tempo de 23min13s. Soelito Gohr conquistou a medalha de prata com 25min55s, enquanto Gilberto de Sousa comemorou o bronze com 26min35s.

“O paraciclismo brasileiro vem se desenvolvendo e crescendo tecnicamente de maneira muito positiva com vários novos nomes surgindo e isso demonstra o excelente trabalho realizado pela CBC e o CPB. A vitória é sempre importante e estou muito feliz com mais esse título nacional. É importante também agradecer e valorizar a receptividade da cidade de Leme, que todos os anos apoia os nossos eventos proporcionando que o calendário seja cada vez maior e mais disputado”, contou Lauro Chaman.

Competição segue neste domingo

Na sequência, neste domingo (18), os atletas disputam o titulo nacional da prova de resistência. Para algumas categorias, o percurso terá mais de 60km. A concentração será na Rua Armando Coelho e as largadas serão sempre a partir das 08h (horário de Brasília). O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.

Assim, o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Além disso, o torneio conta com parceria da Prefeitura Municipal de Leme, Free Force, Governo Federal e da Federação Paulista de Ciclismo (FPC).

*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaCiclismo Estrada

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)