Seleção de tênis em cadeira de rodas embarca para o Mundial

Delegação com 12 atletas embarcou para Portugal, onde disputará mais uma edição do Mundial

A seleção brasileira de tênis em cadeira de rodas embarca nesta sexta-feira (28) para a disputa do Mundial da modalidade, que acontecerá em Vilamoura, de 1º a 7 de maio. A delegação conta com 12 atletas, sendo três de cada categoria, que incluem atletas experientes e jovens promessas da modalidade.

Na última edição do torneio, em maio do ano passado, o Brasil saiu com uma medalha de bronze. Na ocasião, Ymanitu Silva, Leandro Pena e Augusto Fernandes ficaram em terceiro lugar na disputa por equipes da categoria Quad (atletas que também possuem deficiências nos membros superiores).

Além disso, Ymanitu foi vice-campeão em dois Grand Slams desde então: Roland Garros e Australian Open – ambas as vezes, no torneio de duplas. No Mundial deste ano, ele estará outra vez ao lado de Leandro Pena, mas agora também com a companhia de João Takaki.

Outro destaque da delegação brasileira em Portugal é Jade Lanai, de 18 anos, que conquistou o título do US Open Juvenil no ano passado. Ela é a primeira brasileira a ganhar um Grand Slam no tênis em cadeira de rodas. Este ano, a tocantinense faz sua estreia na categoria adulta.

O Brasil chega bem preparado para o Mundial de tênis em cadeira de rodas. Isto, pois levou 12 medalhas (seis ouros e seis pratas) em torneios sul-americanos realizados no Chile e na Argentina neste início de ano. Quatro desses pódios, aliás, foram obtidos por Daniel Rodrigues, que estará no Mundial.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por fim, vale destacar que esta será a sexta vez consecutiva em que a seleção brasileira terá representantes nas quatro categorias: Feminino Open, Masculino Open, Quad e Júnior. A convocação inicial contava com 14 atletas, mas Gustavo Carneiro e Lucimaria Nascimento tiveram de ser cortados por questões médicas.

Lista de convocados para o Mundial de tênis em cadeira de rodas:

MASCULINO OPEN
Daniel Rodrigues
Jucelio Torquato
Rafael Medeiros

FEMININO OPEN
Meirycoll Duval
Maria Fernanda Alves
Jade Lanai

QUAD
Ymanitu Silva
Leandro Pena
João Takaki

JÚNIOR
Vitória Miranda
Lorenzo Godoy
Luiz Calixto

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaTênis

Pedro Sakamoto vence Mateo Barreiros Reyes e Pedro Rodrigues de virada e vai à final do Challenger de Bogotá
ESCEMA e APACE duelarão pelo título do Regional Nordeste de Futebol de Cegos às 9h30; Mais cedo, às 8h, NEACEP e ACEP/ICCE disputam o bronze
Brasil começa bem na etapa de Maniago da Copa do Mundo de paraciclismo e conquista um ouro, uma prata e três bronzes
A derrota de Vinícius Costa para o indiano Sivarajan Solaimalai impediu o duelo dele com o compatriota Vitor Tavares na semifinal do Internacional do Bahrein de Parabadminton