Eliseu Santos fica perto de avançar na Copa do Mundo de bocha

Com os resultados iniciais, o brasileiro aguarda o último confronto do seu grupo para definir sua classificação ao mata-a-mata

Nesta terça-feira (25), foi dado o início a disputa da Etapa de Montreal da Copa do Mundo de bocha paralímpica. Quatro atletas brasileiros estrearam no torneio. O paranaense Eliseu dos Santos, da classe BC4, foi quem teve o melhor desempenho entre os jogadores do Brasil.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Primeiramente, Eliseu derrotou o japonês Shunsuke Uchida, sétimo colocado do ranking mundial, pelo placar de 5 a 3. Na sequência, o brasileiro perdeu para o canadense Iulian Ciobanu por 4 a 3. Agora, ele aguarda o confronto entre os dois adversários para definir sua classificação à próxima fase do torneio. Uma vitória do atleta do Canadá garantiria a vaga de Eliseu dos Santos na segunda colocação do grupo C.

Na mesma classe, na chave B, o brasileiro Marcelo dos Santos estreou na Etapa da Copa do Mundo perdendo para o colombiano Duban Cely por 5 a 4. No entanto, logo depois, ele venceu Domingos Vieira, de Portugal, no critério de desempate, após o confronto terminar empatado em 2 a 2. Na última rodada do grupo, Marcelo irá encarar o croata Davor Komar, quarto lugar no ranking mundial, precisando de uma vitória para avançar ao mata-a-mata.

Por outro lado, entre as mulheres na classe BC4, Ercileide Da Silva iniciou a competição perdendo para a canadense Alison Levine, terceira melhor do mundo, pelo placar de 5 a 3. O próximo jogo da brasileira será contra Wai Yan Vivian Lau, de Hong Kong.

Por fim, na classe BC2 feminina, Natali de Faria perdeu para a atleta Hiu Lam Yeung, segunda colocada do ranking mundial, por 8 a 1.

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaBocha

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)