Equipe do Brasil é ouro na Copa do Mundo de halterofilismo

As atletas Lara Aparecida, Mariana D’Andrea e Tayana Medeiros brilharam e subiram no lugar mais alto do pódio

O Brasil encerrou sua participação na Copa do Mundo de halterofilismo, em Dubai, Emirados Árabes, com mais uma medalha de ouro. Neste domingo, 18, último dia de disputas, a equipe feminina do país subiu ao lugar mais alto do pódio com as atletas Lara Aparecida (até 41 kg), Mariana D’Andrea (até 73 kg) e Tayana Medeiros (até 86 kg). Desta forma, a Seleção Brasileira terminou a competição com 12 pódios: seis ouros, três de prata e três de bronze.

Neste domingo, na prova feminina por equipes, Lara suportou 90 kg, enquanto Mariana e Tayana levantaram 120 kg. De acordo com as regras da Copa do Mundo, as três brasileiras somaram 285,3 pontos e ficaram com o ouro. Colômbia e Chile completaram o pódio, com a prata e o bronze, respectivamente.

Na disputa masculina, a Colômbia levou o ouro para casa, enquanto o Chile ficou com a prata e os Emirados Árabes Unidos com o bronze. Já na competição por equipes mista, a Jordânia foi a grande vitoriosa, seguido dos colombianos (em segundo) e dos chilenos (em terceiro).

Delegação do Brasil

O Brasil levou 15 atletas para Dubai. De acordo com os critérios de convocação do CPB, foram convocados apenas atletas que disputaram competições obrigatórias para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, definidas pela WPPO (Organização Mundial de Halterofilismo Paralímpico, na sigla em inglês), a saber: Mundial de Tbilisi 2021, Open das Américas St. Louis 2022 ou Open da Europa 2022. Além disso, os atletas convocados necessitavam, com suas marcas no ranking nacional de halterofilismo, no período de 22/11/2021 a 08/10/2022, estarem também no TOP 10 do ranking internacional.

Colaboração OTD

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaHalterofilismo

Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13) na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro