Em ano de Parapan, Judô abre calendário da CBDV em 2023

CBDV divulga calendário da temporada 2023 para o judô, goalball e futebol de cegos. Destaque para os Jogos Mundiais da IBSA e o Parapan

A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) divulgou oficialmente nesta terça-feira (13) o calendário de eventos da temporada 2023. Ao todo, o ano terá 23 competições nacionais e internacionais envolvendo as três modalidades paralímpicas – futebol de cegos, goalball e judô – administradas pela Confederação e 48 fases de treinamento das Seleções adulta e de base. Pela primeira vez, aliás, as categorias de formação contarão com uma programação exclusiva e distinta, fruto do trabalho específico iniciado este ano visando a reformulação das equipes e lapidação de futuros talentos. O calendário está sujeito a alterações. Clique aqui para acessá-lo.

+ Seleção masculina de goalball avança para as quartas do Mundial

Rumo a Paris

A temporada contará com duas importantes competições classificatórias para Paris 2024: os Jogos Mundiais da IBSA, que acontecerão em Birmingham, na Inglaterra, em agosto, e os Jogos Parapan-Americanos, agendados para Santiago, no Chile, em novembro. A primeira incluirá dentro da sua programação a Copa do Mundo de futebol de cegos, da qual o Brasil é o atual campeão e maior ganhador, com cinco conquistas (2018, 2014, 2010, 2000 e 1998). Os rapazes lutarão pelo hexa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A Seleção de judô abrirá o calendário lutando em Portugal, na primeira das quatro etapas do Grand Prix da IBSA, que acontecerá em Almada. As outras três etapas do circuito serão disputadas em Alexandria, no Egito, em março, Baku, no Azerbaijão, em setembro, e Tóquio, no Japão, em dezembro.

Em solo brasileiro, os Regionais seguem levando as modalidades país afora: Belo Horizonte (MG); Recife (PE); Petrolina (PE); São Paulo (SP); Porto Alegre (RS); Várzea Grande (MT); São José dos Campos (SP) e Brasília (DF) receberão eventos da CBDV.

Categorias de base

As categorias de base também terão um ano bastante movimentado. As Seleções do Brasil de futebol de cegos, goalball e judô vão participar dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em Bogotá, na Colômbia, em junho. No mês seguinte, as Seleções feminina e masculina de goalball disputarão o Campeonato Mundial, que será realizado em São Paulo.

O ano de 2023 também reserva os Jogos Juvenis. A iniciativa da CBDV selecionará os melhores atletas sub-23 dos Regionais para disputarem uma espécie de competição interseleções.

Colaboração OTD

Mais em​ Paralimpíada Todo Dia

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)